Os cuidados com a alimentação antes e depois de cirurgias

É preciso avaliar o estado nutricional do paciente e planejar a alimentação antes e depois de cirurgias para garantir uma recuperação completa

None
Saiba qual a alimentação antes e depois de cirurgias. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/10/2017 às 17:00
Atualizado às 12:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os cuidados com a alimentação antes e depois de cirurgias são fundamentais para uma adequada recuperação e cicatrização. A cicatrização é um processo dinâmico e imediato pelo qual o organismo tende a reparar os tecidos em resposta a uma lesão. Esse processo é fundamental para restituir as características anatômicas. Em relação às complicações no pós-cirúrgico, há a necessidade de melhorar o estado nutricional do indivíduo. Levando em consideração alguns fatores de risco como tabagismo, hipertensão e obesidade, é visto que nesses casos o risco de deficiências nutricionais está aumentado.

Por isso, é necessário avaliar o estado nutricional e planejar a alimentação antes e depois de cirurgias. Segundo a equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado, a subnutrição pré-operatória e, principalmente, a deficiência de proteínas e disfunções no DNA interferem na síntese de colágeno, proliferação de fibroblastos, diminuição da angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) e redução de proteoglicanos (proteínas estruturais). Além disso, a deficiência de carboidratos leva ao catabolismo proteico (degradação da proteína) e juntamente com o déficit de vitaminas e minerais, como exemplos vitamina A, tiamina (B1), vitamina C e zinco, pioram o quadro clínico do indivíduo.

A nutrição exerce um papel fundamental, visto que muitos nutrientes podem influenciar as fases de cicatrização.

A nutrição exerce um papel fundamental, visto que muitos nutrientes podem influenciar as fases de cicatrização. FOTO: iStock

Nesse contexto, a nutrição exerce um papel fundamental, visto que muitos nutrientes podem influenciar as fases de cicatrização, por estarem envolvidos na síntese de novos tecidos, supressão da oxidação, otimização da cicatrização e auxiliando inclusive na imunidade. A recuperação no pós-cirúrgico é composta por fases onde alguns nutrientes como vitamina K, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas A, C, complexo B, ferro, zinco e magnésio são fundamentais para proliferação de células, síntese do colágeno e neovascularização. Agora confira os principais nutrientes que não podem faltar na alimentação antes e depois de cirurgias:

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.