ESTILO DE VIDA

Alho: um poderoso tempero na luta contra a balança!

Além de ser conhecido como um poderoso tempero, ele também pode ajudá-la a perder peso. E os poderes do alho não param por aí!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 19:42
Atualizado às 14:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O alho é ingrediente popular na cozinha de muitas casas, como tempero do arroz, do feijão e até da carne. Mas, o que muita gente não sabe é que, além de dar um gostinho especial aos alimentos, ele também traz benefícios para a saúde. “A presença de fitoquímicos, substâncias como a alicina e a quercitina, por exemplo, fazem com que o alho seja um alimento funcional muito interessante para a saúde”, afirma a nutricionista Juliana Mayo, do Frozen SPA Congelados Light. Aliado a uma dieta balanceada e de baixa caloria, esse poderoso tempero pode ajudar até na perda de peso, pois possui ação colesterolítica, quebrando a molécula do colesterol e controlando a diabetes. “Ele pode auxiliar quem quer emagrecer, pois atua no controle dos níveis de açúcar no sangue. O alho ainda exerce grande influência no processo de desintoxicação”, revela Juliana.

cabeças e dentes de alho

Foto: iStock.com/Getty Images

Outros benefícios do poderoso tempero

Outra importante função do alho está na prevenção de doenças como o câncer. Principalmente os de pele, de esôfago, do estômago, do pulmão e do cólon. Conforme explica a nutricionista, o alho tem ação antioxidante, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento das células. Sabe-se que o alho contém vitamina B1, B2, C , provitamina A, selênio e zinco, cálcio, fósforo, sódio e potássio, além de vários antibióticos naturais que previnem com eficiência bactérias que fazem mal à saúde. Entre tantos benefícios, não é à toa que, na prática, esse vegetal combata os fungos, ajude a diminuir o colesterol ruim, além de prevenir a formação de coágulos, reduzindo as chances de você ter um infarto do miocárdio. “As substâncias presentes no alho têm importante ação hipotensora: isso quer dizer que reduzem a pressão arterial, diminuindo consideravelmente a glicose no sangue”, destaca Juliana.

Como consumir?

A nutricionista indica o consumo de 1 dente de alho por dia para tirar proveito de todos os benefícios do alimento. Mas prepare ele cru, pois, ao ser aquecido, o alho perde algumas de suas melhores propriedades. É importante consumi-lo fresco, logo que for preparado, pois ele possui efeito volátil. Isso quer dizer que ele vai perdendo o poder terapêutico com o passar do tempo. E prefira sempre ingerir o dente de alho “in natura” em vez dos produtos industrializados. “Uma dica é raspar o alho cru no pão torrado e depois regar com azeite de oliva extravirgem. Ou ainda amassar o alho com soja ou grão-de-bico para usar no pão ou mesmo como tempero de saladas”, exemplifica a nutricionista Juliana Mayo. Outra dica da profissional é consumir o óleo de alho em cápsulas. “É uma boa forma de se beneficiar das propriedades do alimento”, ressalta. O alho é um poderoso tempero, e pode ter seus benefícios turbinados dependendo da forma que é consumido.

LEIA TAMBÉM

Texto: Gabriel Pelosi/Colaborador | Consultoria: Juliana Mayo, nutricionista do Frozen SPA Congelados Light, (24) 2222-1652