Alho: você sabia que ele combate os radicais livres? Veja como!

Assim como muitos outros alimentos que também fazem parte da família dos antioxidantes, o alho desempenha inúmeras ações benéficas. Veja!

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/11/2016 às 13:32
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito se ouve falar sobre o efeito degenerativo que os radicais livres exercem sobre o organismo. Provenientes de processos de oxidação (respiração) sofridos pelas membranas celulares, eles têm a capacidade de provocar danos tóxicos ao corpo. Essas ações prejudicam o desempenho natural de inúmeros processos, tais como o metabólico e o bom funcionamento do sistema cardiovascular. “O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres”, completa a nutricionista Vanessa Minossi.

alho-saude-antioxidante-alimentacao

FOTO: Istock.com/GettyImages

Faxina no organismo

Como muitos outros alimentos que também fazem parte da família dos antioxidantes (couve, aveia e beterraba, por exemplo), o alho desempenha inúmeras ações benéficas. Com a redução dos radicais livres, é possível prevenir diversas doenças degenerativas, além de aumentar as ações desempenhadas pelo sistema imunológico e até mesmo conseguir melhores resultados no que se refere ao emagrecimento, já que o consumo de alimentos antioxidantes é altamente recomendado para quem deseja diminuir as medidas.

Vida prolongada

Por meio de receitas saudáveis, fica muito fácil incluir o alho na rotina. Além de o tempero proporcionar um sabor delicioso nas refeições, a saúde também agradece por tê-lo por perto. “Atualmente, com vários estudos científicos comprovados; o alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de redução dos níveis de colesterol, pressão arterial e prevenção das doenças ateroscleróticas (doenças do coração) e também possui vários outros benefícios atribuídos”, exemplifica a nutricionista.

alho-saude-antioxidante-alimentacao

FOTO: Shutterstock

Ação anticâncer

Por conta de um componente intitulado alicina, o alho evita o envelhecimento celular e ainda combate as possíveis mutações genéticas que uma célula pode sofrer, o que torna-se um dos principais motivos pelos quais os tumores aparecem no organismo. Contando com essa ajuda especial, fica difícil encontrar motivos para deixar de incluir o tempero na rotina!

Jovem por mais tempo

Ele ajuda proteger as células, sendo assim um aliado e tanto para que a jovialidade de todo o corpo seja preservada. Além disso, todas as suas ações desintoxicantes e benéficas ao sistema imunológico evitam o desgaste do corpo com o passar dos anos.

LEIA TAMBÉM