ESTILO DE VIDA

Alergia pode ser evitada com dieta sem restrições

A alergia é uma defesa do organismo para corpos estranhos. A boa notícia é que ela pode ser evitada com uma dieta saudável e sem restrições.

None
FOTO: Shutterstock Image

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 19:47
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é difícil encontrar adultos e crianças que apresentam intolerância ou alergia a diferentes substâncias, como glúten e lactose.No mundo, existem milhares de pessoas que sofrem com esse tipo de problema. O que talvez seja novidade é que o corpo humano é capaz de aprender a tolerar os mais diversos alimentos nos primeiros anos de vida. Isso quer dizer que a ingestão de comidas variadas impede que as células do intestino rejeitem um determinado ingrediente.

A alergia pode atingir a pele a causar coceira

FOTO: Shutterstock Image

Após uma pesquisa feita por cientistas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, ficou provado que o mais indicado é manter uma dieta saudável e sem restrições desde cedo, a fim de garantir maior bem-estar e qualidade de vida da infância até a velhice. Essa descoberta pode ajudar na compreensão do fato de crianças com uma experiência nutricional menos diversificada serem mais suscetíveis a diferentes alergias alimentares.

SAIBA MAIS:

Amamentação evita alergias no bebê? Descubra!

10 dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos

Melhores alimentos para evitar uma crise respiratória

Afinal, o que é a alergia?

O sistema imunológico possui uma função muito importante para nossa vida. Ele consiste em um grupo de células que defende o organismo contra qualquer ataque à sua integridade, com mecanismos que reconhecem, neutralizam ou bloqueiam os riscos que determinado agente externo pode causar para a saúde.

No entanto, ele às vezes se confunde e reage contra componentes que não necessariamente agressores. Isso pode acarretar em sintomas como olhos vermelhos, secreções, tosses, espirros, coceiras, manchas na pele, entre outros. É assim que se formam as alergias. “Alergia não é doença ,mas sim uma hipersensibilidade do indivíduo a determinados elementos”, explica a alergista e imunologista Maria Helena Pinho Graça.

Consultoria: Maria Helena Pinho Graça, alergista e imunologista