Connect with us

O que você está procurando?

Segundo pesquisa realizada na Finlândia, é possível que consumir álcool desde a juventude pode gerar consequências no cérebro, quando adulto. Confira!
- Foto Shutterstock.com

Álcool na adolescência pode prejudicar o cérebro?

Segundo pesquisa realizada na Finlândia, é possível que consumir álcool desde a juventude pode gerar consequências no cérebro, quando adulto. Confira!

Uma pesquisa feita pela Universidade da Finlândia Oriental afirma que SIM. Por meio de exames de ressonância magnética foi possível analisar o cérebro de adultos saudáveis que desde a adolescência já exageravam nas copadas de cerveja. A ideia era comparar essas avaliações com as de outro grupo, composto por voluntários que consumiam pouco álcool.

 

Amigos, brindando, cervejas, lazer, felizes, divers„o

Foto: Shutterstock.com

 

O estudo durou 10 anos, com testes feitos em 2005, 2010 e 2015. Na primeira etapa, os pacientes tinham entre 13 e 18 anos de idade e apresentavam bom desempenho acadêmico além de não manifestarem qualquer tendência a transtornos mentais. Mesmo que bebessem bastante, ninguém foi diagnosticado com alcoolismo.

 

Bebida alcoolica, barril, cerveja, cevada, garrafa, copo, caneca

Foto Shutterstock.com

 

Os cientistas descobriram que a turma que abusava do álcool desde a juventude exibia um volume menor em duas partes do cérebro: o córtex cingulado anterior e a ínsula. Mudanças nessas estruturas podem causar um descontrole no uso de drogas e também uma sensibilidade reduzida aos efeitos negativos do álcool. Ou seja, a chance de se tornar uma pessoa dependente é muito maior.

Na juventude

Segundo os pesquisadores, é justamente na adolescência que essas regiões da massa cinzenta estão se desenvolvendo — e o álcool afetaria essa maturação. Mas eles não sabem ainda o mecanismo por trás das alterações, embora afirmem que elas podem ser reversíveis caso o consumo de álcool seja reduzido significativamente.

 

Leia também: 

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que alguns problemas de saúde podem aparecer com a ansiedade? Saiba quais transtornos e fobias podem se desenvolver com o problema!

Estilo de vida

Quem espera um filho pode pintar o cabelo? E fazer exercícios? Precisa evitar gatos? Conheça 5 mitos e verdades da gravidez

Estilo de vida

A compulsão por açúcar funciona praticamente da mesma forma pela qual os viciados sentem a necessidade de consumir drogas!

Estilo de vida

Qual é a verdadeira função dos antioxidantes? Como os radicais livres agem no organismo? E o que são essas substâncias? Descubra isso e muito mais!

Estilo de vida

Compulsões alimentares são um sinal de ansiedade! Confira os principais sintomas e descubra a ligação desses hábitos com o transtorno.

Estilo de vida

A atividade circense pode trazer benefícios físicos e emocionais, estimulando o corpo e a mente com atividades lúdicas e corporais.

Estilo de vida

Cansada de olhar para qualquer lado e se deparar com a poluição visual? Saiba como amenizar esse mal presente no seu dia a dia

Estilo de vida

A acumulação compulsiva afeta a higiene pessoal e doméstica, podendo causar diversos problemas de saúde. Saiba como enfrentar o transtorno