ESTILO DE VIDA

Ajudar outras pessoas pode diminuir o impacto do estresse

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que realizar boas ações pode trazer benefícios. E o melhor: pequenas atitudes já são suficientes contra o estresse

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2016 às 19:25
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluíram, em um estudo publicado na revista científica Clinical Psychological Science, que quebrar aquele galho para familiares, amigos ou apenas conhecidos pode ajudar a diminuir os efeitos negativos de elementos que causam estresse no dia a dia.

O estudo se deu por meio de uma avaliação com 77 voluntários de 18 à 44 anos. Durante 14 dias, os participantes tiveram que relatar diariamente quaisquer problemas com estresse que tiveram, além de terem que informar se fizeram qualquer ação, por mais simples que fosse, para ajudar o próximo. Depois, eles deveriam responder a um questionário sobre suas emoções daquele dia e também autoavaliarem sua condição mental numa escala de 0 até 100 (de pior para melhor).

Homens, amigos, ajuda, montanha

Homens, amigos, ajuda, montanha

Isso não quer dizer que você precisa “mover montanhas” ou se dedicar inteiramente ao ajudar alguém para sentir um alívio no estresse diário. A pesquisa sugere que pequenas ações no dia a dia já são mais do que suficientes para proporcionar mais relaxamento na sua rotina.

Dar carona para um amigo, segurar a porta do elevador para o outro poder entrar, ajudar alguém a se levantar — vamos combinar que um pouco de boa vontade por menos momentos estressores é um bom negócio! Afinal de contas, o estresse elevado pode deixar você de mau humor e causar prejuízos para a sua própria saúde mental a longo prazo.

Veja mais:

Como o corpo reage a situações de estresse?

Conheça 6 atividades e terapias para combater o estresse

5 benefícios do perdão comprovados pela ciência

Texto e entrevistas: Giovane Rocha / Colaborador – Edição: Augusto Biason / Colaborador

Fonte: Ajudar os outros amortece o efeitos do estresse diário (Clinical Psychological Science)