ESTILO DE VIDA

Agulhas mágicas: invista na acupuntura contra a insônia!

Na acupuntura, as agulhas e outras formas de aplicação, têm o poder de transformar noites mal dormidas em problemas do passado. Confira!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 19:58
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é truque: a acupuntura faz parte de um segmento da Medicina Tradicional Chinesa, e é considerada um método complementar às práticas tradicionais, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tampouco tem mistério, uma vez que o tratamento baseia-se na colocação de agulhas em pontos específicos – normalmente próximos às terminações nervosas – , estimulando-os.

E ainda traz uma boa notícia para os insones: “uma das técnicas que mais trazem resultados para a insônia é a acupuntura, pois através da aplicação das agulhas, passamos a produzir neurotransmissores e neuroquímicos que favorecem o relaxamento, diminuem a ansiedade e induz ao sono”, aponta Flávia Schultz, fisioterapeuta e acupunturista e proprietária da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor e ao Estresse.

acupuntura-para-dormir

Foto: Shutterstock Images

Avaliando o paciente

O primeiro passo é coletar dados, assim como uma consulta médica tradicional. Nessa hora, o indivíduo relata os problemas, principais sintomas e detalha o histórico médico, ou seja, aborda se sofre de alguma doença, faz tratamentos medicamentosos ou se já se submeteu à uma cirurgia. Porém, seguindo a Medicina Tradicional Chinesa, ainda é importante avaliar outros aspectos: alimentação, vida diária, cor e aspecto da pele, língua, pulso, temperatura corporal, unha e cabelos para uma análise mais completa.

“Em relação à insônia, também é importante saber se é inicial, isso é, aquela que demora para dormir ou se acorda várias vezes, há quanto tempo tem esse sintoma, os hábitos pessoais e se possui sintomas de ansiedade, depressão e etc”, indica Marilia Funes, especialista em Acupuntura e Anestesiologia, da clínica Nuclehum, de São José do Rio Preto.

Corpo em harmonia

A técnica – considerada um dos tratamentos médicos mais antigos – carrega a tradição chinesa do equilíbrio entre Yin e Yang (polo positivo e negativo). Para chegar em uma harmonia entre os polos, a acupuntura tem como objetivo ajustar o fluxo de energia do corpo, através de canais energéticos, chamados na acupuntura de meridianos.

“Isso é, mente e corpo precisam estar saudáveis. Alimentação, horas de sono, lazer, clima, alegrias e tristezas, medos, anseios, sonhos e realizações, tudo interfere no equilíbrio energético do corpo. Na Medicina Tradicional Chinesa, as doenças ocorrem por conta de desequilíbrios energéticos que bloqueiam ou excedem os canais de meridianos, impedindo o fluxo”, destaca Flávia.

acupuntura-contra-insônia

Foto: iStock.com e Getty Images

Resultados à vista

Eles variam de acordo com cada indivíduo, mas durante as primeiras sessões já é possível ver melhora no quadro de insônia. “Basicamente o resultado se dá pela produção de substâncias neurotransmissoras e neuroquímicas como, por exemplo, a endorfina a serotonina e melatonina”, conta Flávia.

Quem utiliza de remédios para dormir, é preciso cuidado para não desregular o sono ou acabar em dependência. “Se o paciente for usuário de medicação para dormir, essa deverá ser retirada aos poucos”, alerta Marilia.

Vantagens da abordagem

O benefício da acupuntura se estende além da queixa principal do paciente porque o tratamento é realizado para o paciente e não para a doença. Então há a melhora da ansiedade, da irritabilidade, da alergia, da má circulação e de outros problemas relatados”, destaca Marilia.

Saiba mais:

5 dicas incríveis para relaxar de verdade!

6 terapias alternativas que ajudam no tratamento do AVC

Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente

Consultoria Flávia Schultz, fisioterapeuta e acupunturista e proprietária da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor e ao Estresse; Marilia Funes, especialista em Acupuntura e Anestesiologia, da clínica Nuclehum, de São José do Rio Preto (SP)