Dá-lhe água! Hidrate-se e turbine o efeito detox e o emagrecimento

Saiba como a ingestão da quantidade correta de água por dia pode ajudar o seu corpo a se livrar das toxinas e, ainda por cima, perder peso!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/01/2017 às 17:42
Atualizado às 12:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O nosso corpo é composto na sua maior parte por água, e é ela que transporta os nutrientes e faz com que eles circulem pelo corpo. Os papéis da água no organismo são vários, desde hidratar até regular a temperatura. Para o bom desempenho do organismo é necessário beber, no mínimo, 1 litro de água pura, mas o ideal é que seja ingerido de 1,5 a 2 litros diários. De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, outras bebidas de ação diurética também podem ajudar na hora de se hidratar, como a água de coco, o sumo do limão, que só traz benefícios para sistema renal, e os chás.

Mulher bebendo água

Foto: iStock.com/Getty Images

Combate o inchaço

Segundo Tamara, a ingestão adequada de água ainda ajuda o organismo a eliminar toxinas através da urina e do suor com maior velocidade. “Essas toxinas acumuladas contribuem para que as células fiquem inflamadas, o que predispõem ao aparecimento de celulite”, explica a especialista. A eliminação dessas toxinas garante a diminuição do inchaço e a retenção de líquidos, desde que, associada a hábitos saudáveis.

E a perda de peso?

Às vezes, a sede é confundida com fome, então, o consumo do líquido no decorrer do dia mantém o estômago relativamente preenchido. A água, quando combinada com fibras solúveis, encontradas em algumas frutas e na aveia, proporciona sensação de saciedade. Se consumida gelada, funciona como termogênico, já que o organismo gasta mais energia para igualar a temperatura fria da água com a do corpo, que é de 37 graus, aproximadamente.

E ainda tem mais!

Ingerir água antes, durante e depois da prática de exercícios físicos é essencial, já que com a movimentação do corpo a eliminação do líquido fica maior por conta do suor. Outro ponto é que as fibras musculares estando hidratadas deslizam com mais facilidade, o que diminui a possibilidade de cãibras e de contusões.

Texto: Thaís Farias/ Colaboradora Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.