Connect with us

O que você está procurando?

Versátil, o gengibre pode ser utilizado no dia a dia de diversas maneiras. Confira 7 opções para incluir o termogênico na dieta e emagrecer mais rápido
- Foto: Shutterstock Images

Como incluir o gengibre em água, farinha ou cápsula na dieta?

Versátil, o gengibre pode ser utilizado no dia a dia de diversas maneiras. Confira 7 opções para incluir o termogênico na dieta e emagrecer mais rápido

O gengibre tornou-se grande aliado do bem-estar e da perda de peso. Raiz de sabor forte, é originária do oriente e há muito tempo conhecida e usada no preparo de pratos e para fins medicinais, devido à sua ação bactericida, desintoxicante e anti-inflamatória. Além desses benefícios para a saúde, o gengibre confere ação termogênica, capaz de acelerar o metabolismo e queimar gordura localizada, por isso, é bastante indicado para as dietas de emagrecimento. Esse alimento ainda é versátil e pode ser utilizado no dia a dia de diversas maneiras: em pratos quentes, frios, sucos, chás, in natura ou na água saborizada. Confira as  opções para incluí-lo no cardápio!

Água aromatizada

A água de gengibre pode ser consumida ao longo do dia, aumentando a ingestão hídrica diária. Antes do café da manhã, em jejum, é a forma mais usada nas dietas, pois é diurética, combatendo a retenção de líquido comum ao acordar; e termogênica, ativando desde cedo o seu metabolismo. Use um pedaço de gengibre de 2cm para 500ml de água. Você pode deixar descansando por algumas horas na geladeira e beber ao longo do dia. Caso acabe a água, você pode preencher o recipiente com o líquido com os mesmo pedaços de gengibre.

Água de gengibre

Foto: Shutterstock Images

Chá

É muito usado contra gripes e dor de garganta, mas também é termogênico, ou seja, eleva a temperatura do corpo, fazendo o organismo queimar mais calorias para equilibrá-la. Para fazê-lo, adicione 1/2 colher (chá) de gengibre em pó em 1 xícara (200ml) de água quente. “Se preferir usar a raiz fresca, ferva uma rodela de gengibre ralada com 1 xícara (200ml) de água por 10 minutos em fogo baixo. Depois, coe e beba!”, sugere a nutróloga Tamara.

VEJA TAMBÉM

Conheça os 3 melhores adoçantes para a dieta!

Como saber se o que eu sinto é fome e não gula?

Fê Souza ensina a fazer uma sobremesa seca-gordura

 Pasta

Muito usada como acompanhamento de pratos da culinária japonesa, é fácil prepará-la. Corte a raiz in natura bem fininha e bata no liquidificador ou processador até torná-la uma pasta, em seguida, tempere ao seu gosto, evitando o uso de sal.

 Cápsula

“É feita de gengibre em pó e tem uma ação bem reduzida devido à forma de absorção da versão in natura”, conta Bruna. Em geral, recomenda-se ingerir uma cápsula antes de cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar).

Farinha ou pó

É possível encontrar no supermercado e também dá para fazer em casa. “Corte o gengibre em lascas bem finas, disponha em uma assadeira e deixe no forno até secar completamente (sem queimar), depois bata no liquidificador. Se estiver realmente seca, formará a farinha”, explica a nutricionista Bruna Quaglio. Consuma, polvilhando 1 colher (sobremesa) na salada ou em forma de chá.

Gengibre em pó

Foto: Shutterstock Images

Desidratado

Ótimo para combater dores de garganta, essa versão contém poucas calorias e pode ser mastigada. Para fazer, corte lascas bem finas da raiz, disponha em uma assadeira e leve ao forno até ficar bem seco. Espere esfriar para mastigá-lo.

Conserva

Ótima como tempero de pratos. “Como vai açúcar em seu preparo, ela é uma receita mais calórica, devendo ser evitada”, revela a nutricionista. Para fazê-la, cozinhe lascas de gengibre junto com açúcar ou adoçante tipo forno e fogão, vinagre e sal. Transfira a mistura para um pote de vidro e deixe reservado por dois dias na geladeira antes de usar.

Contraindicações

A raiz pode aumentar a pressão arterial, sendo não recomendada para hipertensos e pessoas com problemas cardíacos. Gestantes, crianças e adultos com deficiência na tireóide (como hipertireóide) devem consultar um médico antes de ingerir. O consumo de gengibre deve ser de até 4g por dia, caso contrário, pode provocar azia e diarréia.

 

Consultoria: Bruna Quaglio, nutricionista especializada em nutrição aplicada ao exercício físico, instagram.com/dicasdenutricionista; Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, www.tamaramazaracki.med.br

Advertisement

Estilo de vida

Não sabe como fazer suco detox? Alimentos como couve e brócolis combinados na forma de sucos, trazem praticidade e turbinam pra valer a perda de peso!

Estilo de vida

Psicose não é somente um tipo de doença, mas vários distúrbios

Estilo de vida

Os hábitos de agora denunciam sua saúde no futuro, por isso, quanto melhores forem atualmente, mais saudável você será! Veja 5 dicas para ser mais saudável.

Estilo de vida

Tire suas dúvidas que cercam a esquizofrenia, um distúrbio ainda misterioso para a ciência

Estilo de vida

Presente em um terço da população, os transtornos mentais afetam de diversas maneiras a consciência, mas não devem ser considerados doenças.

Estilo de vida

Quando o assunto é alimentação saudável, muitas vezes fica difícil saber em que acreditar. O que é verdade e o que é mentira? Confira!

Estilo de vida

O Alzheimer é uma doença degenerativa que não tem cura, por isso, quanto mais informações sobre a doença, melhor. Então, confira 5 verdades sobre a doença.

Estilo de vida

Descobertas e inovações que podem contribuir para a vida de que tem síndrome de Down