Água é essencial para manter a hidratação antes, durante e após a corrida

Para manter a hidratação durante as corridas, não há outro jeito! O consumo de água é imprescindível. Conheça todos os benefícios!

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Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/11/2016 às 13:01
Atualizado às 11:59

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Você já tem um par de tênis, uma roupa leve e muita disposição para iniciar a corrida. No entanto, para que o corpo seja beneficiado pela prática, é importante mantê-lo hidratado. Para isso, não se esqueça de levar também uma garrafa de água. A bebida é um solvente único que contém os nutrientes essenciais para a vida. Por isso, a ingestão dela deve ser prioridade para todo indivíduo, já que ela faz o intestino funcionar da forma correta, melhora a textura da pele, reduz crises de enxaqueca, entre outros benefícios. “Beber água é evitar vários problemas de saúde”, confirma a nutricionista Gabriela Marcelino.

mulher tomando água

Foto: iStock

Emagrece!

Se for ingerida gelada, a água auxilia no processo de emagrecimento. Isso porque o corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-lo na temperatura normal (36ºC).

É detox

O consumo ideal de água acelera o funcionamento dos rins, órgãos que facilitam a eliminação das impurezas, além de evitar a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço.

Aumenta a resistência física

Além de manter a hidratação, a água mantém a temperatura do corpo, o que ajuda aumentar a sua resistência física.

Transporta nutrientes

Isso porque, sem o seu consumo correto, o sangue fica mais denso, dificultando o transporte de vitaminas e minerais essenciais ao corpo.

Quantidade ideal

Uma recomendação geral proposta aos adultos saudáveis permanece em torno de 35 ml/kg (cerca de 2L a 3L diários ou 7 a 11 copos aproximadamente). Para crianças, cerca de 150 ml/kg. Observar a concentração e as características da urina é um meio para avaliar se o consumo de água do indivíduo está sendo suficiente”, salienta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Bebidas esportivas

Durante a primeira hora de corrida, o recomendando é beber somente água. Para treinos com duração maior do que 1 hora e 30 minutos, pode-se optar pelo repositor hidroeletrolítico (bebida esportiva). No entanto, para isso, consulte um nutricionista previamente.

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