Água de coco: fortaleça sua saúde com a bebida

Descubra tudo o que os antioxidantes e vitaminas presentes na água de coco fazem pela sua saúde

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/10/2016 às 12:19
Atualizado às 11:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Unindo sabor adocicado, baixo teor de gorduras, poucas calorias e diversos benefícios, a água de coco tem, cada vez mais, conquistado espaço na dieta daqueles que buscam uma melhor qualidade de vida. “Ela é muito boa. Além de ter um alto poder hidratante, é saborosa e possui doses ótimas de vitaminas C, A, B1, B2 e B5, além de magnésio e cálcio”, enumera a nutróloga Alice Amaral. “E, além de ser rica em vitaminas e minerais, ela não contém flúor, que causa malefícios ao organismo”.

Copo de água de coco, coco

FOTO: Shutterstock

Vilões

Os radicais livres são moléculas liberadas pelo próprio metabolismo celular, e consistem numa verdadeira pedra no sapato para a nossa saúde. Tudo porque eles contêm elétrons altamente instáveis e de carga negativa, os quais podem se associar a outras células e provocar a sua oxidação. “Os radicais livres deformam a estrutura das células, danificando-as e diminuindo o seu tempo de vida”, explica o nutricionista Bruno Yamada. Esse processo acaba por comprometer o funcionamento dos órgãos e pode levar a complicações sérias como doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

Além de serem produzidos pelo corpo, alguns elementos externos colaboram para a produção de radicais livres. De acordo com a nutróloga Cristiane Braga, a lista desses fatores inclui a poluição ambiental, a exposição exagerada ao sol, os raios X e ultravioleta, cigarro, estresse e álcool. O consumo de frituras e alimentos gordurosos também colabora para o surgimento desses radicais.

Poder antioxidante da água de coco

O alívio contra a ameaça dos radicais é que é possível neutralizar a sua ação, por meio de algumas substâncias que possuem a capacidade de inibir a oxidação celular: são os chamados antioxidantes. “A água de coco possui diversas substâncias antioxidantes”, destaca Alice. “Uma delas é a vitamina C, que tem poder antioxidante graças à sua ação de captar e liberar o íon hidrogênio, diminuindo dessa forma a produção dos radicais”. Assim, a água de coco colabora para a manutenção e para a saúde celular. E o melhor: a vitamina C fortalece todas as defesas do nosso organismo, dando uma boa ajuda para que nosso sistema imunológico fique cada vez mais reforçado.

Os antioxidantes presentes nesse líquido também dão uma força para quem quer se manter com aparência jovem por mais tempo. “Por combaterem os radicais livres que danificam as células de nosso organismo, os antioxidantes auxiliam na prevenção do câncer, impedem o envelhecimento celular de órgãos e da pele e afastam a ameaça de doenças cardiovasculares”, complementa Bruno.

Texto Victor Santos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.