ESTILO DE VIDA

Água de coco: quais as vantagens e as melhores combinações!

A água de coco possui um gosto levemente adocicado, capaz de agradar aos paladares mais exigentes. Confira alguns de seus benefícios e insira em sua rotina!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 19:05
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A água de coco é famosa por ter um gosto suave e levemente adocicado, capaz de agradar aos paladares mais exigentes. E como fazer para que seu consumo seja ainda mais saboroso e também realizado da maneira correta? Primeiramente, é importante ressaltar que esse líquido pode ser consumido tanto isoladamente quanto combinado com outros ingredientes saudáveis. “A água de coco é excelente para ser consumida pura, de preferência bem gelada e com o coco aberto na hora”, recomenda a nutricionista Glaucia Figueiredo Braggion. Mas você também pode preparar diferentes receitas, como sucos e shakes.

agua-coco-beneficios-saude

FOTO:  Shutterstock

Saiba mais!

Conheça outras vantagens da água que vem do coco

Alimentos medicinais que ajudam a emagrecer

Opções saudáveis para turbinar o a saúde

Misturada a outros ingredientes

Além da versão tradicional, existem diversas receitas para tornar a água de coco ainda mais agradável de beber. “Ela serve como uma excelente base para preparação de bebidas refrescantes e nutritivas, como sucos feitos com polpa de fruta fresca batida com a água de coco”, exemplifica Glaucia. Dessa forma, além de deixar as bebidas muito mais nutritivas e saborosas, essa mistura funciona muito bem para agregar vitaminas e minerais na dieta de forma gostosa e natural.

Na hora de realizar as combinações, a criatividade de quem prepara pode dar as caras. A nutricionista funcional Mariana Duro oferece uma alternativa para quem busca inserir cada vez mais a água de coco no cardápio. “Bater água de coco com hortelã e armazená-la em cubos de gelo pode ser uma excelente opção para obter gelinhos digestivos, saudáveis e super-refrescantes para o verão”, ensina.

agua-coco-beneficios-saude

FOTO:  Shutterstock

In natura X Na caixinha

Sem dúvidas, a opção natural é a mais recomendada pelos especialistas. “As versões de caixinha ou industrializadas  da água de coco sofrem com a adição de alguns conservantes, na maioria das vezes”, aponta Glaucia. Por isso, caso resolva comprar uma embalagem dessas, o consumidor deve prestar bastante atenção ao rótulo e verificar se a marca que escolheu sofre adição de substâncias como conservantes e demais aditivos. Além disso, a Glaucia relata que, no processo de conservação que ocorre nas versões industrializadas, acontece a caramelização dos açúcares, que dá um sabor muito adocicado à esse líquido. “Mesmo assim, na falta da versão fresca, a de caixinha pode ser prática, mas deve funcionar sempre como uma opção e não como a forma principal de consumo”, complementa.

Atenção com o fruto!

Ainda que 1 copo (250ml) de água de coco conte com cerca de 44kcal, o coco é um fruto calórico, que deve ser consumido com moderação, para assim assimilar as suas maiores propriedades, que incluem a gordura insaturada, a qual ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim no corpo.

Texto: Victor Santos

Consultoria Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista; Mariana Duro, nutricionista funcional