ESTILO DE VIDA

Corpo inchado: beber muita água pode ajudar?

Inchaço é um problema que afeta principalmente o corpo das mulheres, pois elas sofrem muito com isso na tpm. Entenda mais sobre o assunto!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 20:47
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A retenção de líquidos é um problema que incomoda muitas pessoas. Afinal, entre seus muitos efeitos indesejáveis, provoca inchaço na região abdominal e, com isso, muitas vezes se perde peso, mas a barriguinha continua lá.

Garrafa de água, copo

Foto Shutterstock.com

Pode parecer contradição, mas retenção de líquidos do corpo se combate com ingestão de líquidos. “A água é o alimento mais importante para o combate aos inchaços, pois ajuda a filtrar o sangue, eliminando com mais facilidade o sódio ingerido. Se a pessoa não tiver o hábito da ingestão diária de água, e tiver problemas com retenção de líquido, o inchaço vai se agravar cada vez mais”, explica a nutricionista Camila Cavichioli dos Santos.

Além disso, ter uma vida regrada e com bons hábitos alimentares é fundamental. “Em primeiro lugar, é preciso manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente e beber água durante todo o dia. Deve-se evitar alimentos que retenham líquidos, como os industrializados, ricos em sódio, os gordurosos e o açúcar. Já ingerir alimentos ricos em água e com ação diurética diminui o inchaço do corpo”, aconselha Camila.

Tomates, melancia, pimentão, milho, abóbra

Foto Istock.com/Getty Images

Mais um benefício dos alimentos ricos em água e fibras, como frutas e legumes, é evitar esse desconforto. Além de alimentar, têm uma importante função hidratante e diurética. Mas para isso é importante observar que eles devem fazer parte de um cardápio equilibrado. Só assim seus benefícios serão realmente aproveitados.

A retenção de líquidos pode ter causas diversas e até ser sintoma de algum outro problema de saúde, por isso é preciso consultar um médico para investigar o que realmente está acontecendo com o corpo. “A retenção de líquidos pode ter uma relação direta com doenças graves como hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado, coração e má circulação”, alerta a nutricionista Elaine Lebenberg

Saiba mais:

Sofre com inchaço? Confira 6 explicações para a retenção de líquido!

5 dicas valiosas para acabar com a sensação de inchaço!

Alimentos que promovem saciedade ajudam a emagrecer


Consultoria Camila Cavichioli dos Santos, nutricionista; Elaine Lebenberg, nutricionista