Você sabia que a água de cozimento da batata-doce pode ajudar a emagrecer? Que tal começar a reaproveita-lá em outras preparações? Confira!
por Redação Alto Astral
Publicado em 16/01/2017 às 18:11
Atualizado às 17:04
A batata-doce é grande aliada nas dietas para perda de peso e amiga de quem pratica atividade física. Mas uma descoberta feita por cientistas japoneses pode trazer mais uma utilidade para o tubérculo na luta pela boa forma: de acordo com um novo estudo publicado pela revista Heliyon da Elsevier, o amido que sobra na água após cozimento pode ter efeitos de emagrecimento.
Foto: iStock.com/Getty Images
Mais de 105 milhões de toneladas de batata-doce são produzidas globalmente a cada ano, de acordo com o Centro Internacional da Batata (CIP), o que a torna a quinta colheita mais importante do mundo. Cerca de 15% da batata doce é usada para produzir produtos de amido, alimentos processados e bebidas destiladas. As águas residuais resultantes são geralmente descartadas e também podem causar problemas ambientais. “Nós jogamos fora enormes volumes de águas residuais que contém proteínas de batata doce”, explicou o Dr. Koji Ishiguro da National Agriculture and Food Research Organization no Japão e chefe da pesquisa. “Encontrar usos alternativos pode ser bom para o ambiente e também para a saúde”, completa.
Durante um mês, os pesquisadores aproveitaram a água restante do cozimento da batata-doce em outras preparações, que foram servidas para ratos de laboratório. Após 28 dias, os ratinhos foram pesados e houve medição de sua massa hepática e tecido adiposo. Os cientistas também verificaram os níveis de gorduras, colesterol e triglicérides, bem como leptina, que controla a fome, e adiponectina, que regula a síndrome metabólica.
Após serem alimentados durante um mês com as preparações feitas a partir da água de batata-doce, os ratos apresentaram peso corporal e massa hepática significativamente mais baixos, além de níveis menores de colesterol, de triglicérides e de hormônios de controle de lipídios. Os resultados sugerem que a água ajuda a aumentar a sensação de saciedade e o metabolismo.
Teste a ideia você também!
Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Elsevier, editora de literatura médica e científica
LEIA TAMBÉM
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.