Dicas para quem vive com a agenda cheia, mas quer se alimentar bem!

Quer ganhar tempo na dieta e não abrir mão de se alimentar bem? Confira sugestões rápidas e práticas para fazer refeições nutritivas em qualquer lugar

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 18:44
Atualizado às 12:05

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A ingestão de saladas, principalmente as de folhas, é importante para o controle de peso, pois elas têm grande capacidade de acabar com a fome e são pobres em calorias. Para quem vive na correria, elas também são ótimas opções, já que são fáceis de preparar e muito versáteis, fazendo com que você não enjoe facilmente. Aprenda outras dicas para se alimentar bem onde estiver:

mulher comendo salada

Foto: iStock.com/Getty Images

Como se alimentar bem em casa?

Para não perder tempo ao preparar as saladas em casa, você pode deixar as porções de verduras lavadas na geladeira, secas e guardadas em saco plástico. Planejar a salada com antecedência também é uma ótima opção! “Pegue um caderno e marque o que vai preparar. Assim, você pode ir ao mercado com a lista de ingredientes, providenciar tudo e ainda economizar tempo”, orienta Márcia Loureiro, nutricionista. Outra dica é ter pacotes de legumes cozidos congelados para sempre ter uma opção de alimentos frescos e nutritivos sem nenhum trabalho. Porém, não é indicado temperar as saladas com muita antecedência, já que isso tira os nutrientes dos alimentos. “Se o consumo não for imediato após o tempero, as folhas murcham e os legumes ficam com aspecto ruim”, ensina.

Como preparar a salada para levar ao trabalho?

Márcia explica: “Com antecedência, higienize as folhas e legumes, corte os legumes e, quando necessário, cozinhe-os. Armazene-os em um pote de vidro fechado, separado do restante da refeição que será esquentada. Deixe na geladeira enquanto não sair de casa. Prepare o tempero e leve-o também em um vidro tampado em bolsa térmica.” Opte por folhas de alface, tomate, cenoura ralada e beterraba ou cozinhe legumes no vapor como brócolis, couve-flor e berinjela. Acrescentar grão-de-bico e milho também é uma ótima pedida!

Praticidade no restaurante

Para se alimentar bem montar um prato de salada no restaurante, você deve incluir folhas como alface, espinafre, rúcula e agrião, pois são fontes de fibras, que dão sensação de saciedade! Na dúvida, aposte também nos alimentos coloridos, como os vermelhos (tomate, pimentão), os alaranjados (cenoura), roxos (beterraba, repolho roxo, berinjela) e verdes (folhas), pois quanto mais colorido, mais nutritivo será! “Se possível, faça primeiro um prato só com saladas. Poderá colocar folhas, vegetais crus (cenoura, beterraba, tomate, palmito, pepino), vegetais cozidos (chuchu, beterraba, cenoura, vagem, berinjela, abóbora). Tempere com azeite e limão. Coloque apenas 1 pitada de sal, preferencialmente, pois em excesso pode reter líquidos”, orienta. A nutricionista também alerta quanto às saladas temperadas e misturadas com maionese. As opções cruas ou cozidas no vapor são sempre as melhores!

Consultoria: Márcia Loureiro, nutricionista da Clínica Life, Campinas (SP), www.clinicalifesp.com.br

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