Afinal, o açúcar é mesmo um vilão da saúde?

Muitas vezes, as pessoas acabam utilizando apenas uma opção por acreditarem ser a mais saudável. Conheça a seguir as diferenças entre o açúcar e o adoçante!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 20:04
Atualizado às 11:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já conhece todas as diferenças entre o açúcar e o adoçante? Muitas vezes, as pessoas acabam utilizando apenas uma opção por acreditarem ser a mais saudável. Mas afinal, o que difere um do outro? Será que realmente existe uma opção melhor que a outra ou tudo depende do estilo de vida e estado de saúde de cada indivíduo? Descubra a seguir!

acucar-adocante-beneficios-saude

FOTO: Shutterstock

Qual dos dois é melhor?

A nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição, explica que o açúcar e o adoçante são substâncias diferentes, mas usadas com a mesma finalidade: adoçar. A sacarose, o “açúcar de mesa”, é um carboidrato simples, composto por glicose e frutose, natural da cana-de-açúcar ou de outros vegetais (como a beterraba), sendo responsável pelo fornecimento de energia. Já os adoçantes ou edulcorantes são substâncias não calóricas variadas com poder de dulçor muito superior ao açúcar e que, por isso, podem ser usados em pequenas quantidades. Apesar dos adoçantes ainda serem vistos por muitas pessoas como uma opção mais saudável, isso não é comprovado.  A ausência de açúcar não torna a alimentação mais saudável, pois o que importa é a forma e a quantidade com que o ingrediente é consumido e de que maneira isso se encaixa no estilo de vida de cada pessoa.

acucar-adocante-beneficios-saude

FOTO: Istock.com/GettyImages

O que são edulcorantes?

Os edulcorantes são comumente utilizados na substituição da sacarose com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas. Porém, essa substituição não necessariamente garante uma redução de calorias, já que alguns produtos têm uma maior quantidade de gordura na formulação. Resultado: algumas pessoas acabam aumentando o consumo dos alimentos light e podem comer até mesmo mais calorias. Nos casos de obesidade, ambos podem ser utilizados, pois o importante é a alimentação como um todo.

acucar-adocante-beneficios-saude

FOTO: Istock.com/GettyImages

Açúcar X Atividade física

A relação do uso do açúcar e do adoçante para quem pratica atividades físicas também gera muitas dúvidas. De acordo com a pesquisa “Consumo equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar”, realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia no âmbito da Campanha Doce Equilíbrio, 73% da população que consome açúcar e pratica atividade física está com o peso adequado, o que reforça o conceito errôneo de “vilanizar” ingredientes, além de comprovar a possibilidade do uso de açúcar dentro de um estilo de vida saudável. De qualquer forma, para quem se exercita regularmente, o consumo de açúcar ou adoçante também depende do contexto. O endocrinologista Marcio Mancini, responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP, afirma que para o atleta, o uso de açúcar e glicose pode ser necessário, dependendo do tipo, duração e intensidade da atividade física. Vale escolher o que é melhor para você conversando com seu nutricionista de confiança, combinado?

Consultoria: Marcia Daskal, nutricionista; Marcio Mancini, endocrinologista
Fonte: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Campanha Doce Equilíbrio

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.