Adultos de até 26 anos poderão receber a vacina contra HPV

O Ministério da Saúde adotou uma medida nova para não desperdiçar o estoque de vacina contra HPV, permitindo que adultos de até 26 anos tomem a dose

None
Vacina contra HPV Foto: Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/08/2017 às 12:28
Atualizado às 14:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Ministério da Saúde divulgou uma boa informação para adultos de até 26 anos essa semana. É que agora homens e mulheres de até 26 anos poderão tomar a vacina contra HPV gratuitamente. No entanto, a medida é apenas temporária e apenas vale para municípios com o estoques de doses da vacina para vencer até setembro deste ano.

A medida foi oficializada na última sexta (18.08), e já está valendo no Brasil. Antes dela, só meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, pacientes com HIV, pacientes oncológicos e transplantados podiam tomar a dose pelo Ministério da Saúde.

A decisão tomada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, tem o intuito de evitar desperdiço das doses de vacinas já distribuídas nos postos de vacinação. No entanto, o Ministério da Saúde não sabe informar a quantidade de vacinas disponíveis e nem os locais onde ainda há estoque. Para aproveitar a nova medida e se vacinar, o interessado deve ir ao posto de saúde verificar a disponibilidade.

Quando os estoques dessas doses acabarem, a vacinação volta a ser direcionada para o público-alvo anterior à medida.

LEIA TAMBÉM

Texto: Isabella Marão/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.