Colabore para que o seu filho se torne um adulto feliz e bem-sucedido!

Para que uma criança seja um adulto feliz e bem-sucedido, com certeza a educação dos pais podem ajudar e muito. Confira algumas dicas de especialistas!

None
"É importante que os pais ensinem alguns"macetes" da vida, para que os filhos não sofram no futuro FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2017 às 11:00
Atualizado às 13:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para que o filho se torne um adulto feliz e bem-sucedido, é indispensável que os pais ensinem a eles princípios básicos. Três profissionais listaram o que consideram essenciais na educação das crianças. Com a palavra, a psicóloga Samira Falcão e as educadoras Roberta e Taís Bento.

Ser responsável

Estimular essa característica nos filhos é eficaz porque melhora diversos aspectos da vida para que a criança se desenvolva e saiba lidar com os estudos e, mais tarde, consiga enfrentar os problemas da vida adulta. “Ao arrumar o quarto, guardar os brinquedos ou ajudar a colocar a mesa do jantar, a criança assimila a noção de procedimentos. Uma criança ou um adolescente que tem o senso de  responsabilidade apresenta um bom nível de autoestima”, explicam Roberta e Taís.

criança

Dar autonomia à criança de acordo com a sua idade é muito importante. FOTO: istock.com/getty images

Pensar e agir sem ajuda externa

“Uma forma eficaz de incentivar a autonomia nas crianças é dar tarefas que elas consigam realizar, de acordo com a idade e a capacidade observada. É preciso proporcionar um elogio, incentivo e motivação para que ela realize”, recomenda Samira.

Saber lidar com as emoções

Se você quer que o seu filho se torne um adulto feliz e bem-sucedido, sem dúvida aprender lidar com as emoções é fundamental. “Isso é, ao mesmo tempo a melhor arma e o melhor escudo. Ajuda nos momentos difíceis e potencializa as situações de alegria. Aproxima pessoas e permite que relações sociais duradouras e saudáveis sejam formadas”, dizem Roberta e Taís. Livros, filmes e revistas em quadrinhos são excelentes maneiras para ensinar a identificar emoções e conversar sobre como lidar com elas. Além da leitura, pais podem explorar com seus filhos o tipo de emoção que determinado personagem pode estar sentindo.

menina brava

Não se deixe levar por birra,  faça o seu filho entender que ele precisa merecer para ganhar. FOTO: shutterstock.com

Fazer por merecer

Ao adquirir esse conceito, a criança passa a compreender o senso de ética. “É importante ensinar que nem sempre vamos ganhar o que queremos e temos que aprender a sobreviver com essa emoção. Isso faz com que exista o aprendizado que ‘se eu não obedeço as regras na escola posso chorar, que não vão me dar o que quero’ e nas próximas vezes ela vai se lembrar que precisa se comportar para ter benefícios”, finaliza Samira.

Texto Redação Alto Astral | Samira Falcão, psicóloga; Roberta e Taís Bento, educadoras

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.