Conheça 5 opções saudáveis para adoçar sem açúcar

Não quer mais consumir açúcar mas não vive sem aquele saborzinho doce? Confira opções para adoçar sem açúcar e eliminar de vez a substância da sua vida!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/10/2017 às 15:31
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Que o açúcar refinado faz mal, todo mundo sabe, mas que ele é tão prejudicial quanto o cigarro ou o álcool ainda é desconhecido para muita gente. Muito além do excesso de calorias e do ganho de peso, em grande quantidade, essa substância altera o metabolismo do indivíduo, aumentando sua pressão arterial, interferindo no funcionamento dos hormônios e provocando danos significativos ao fígado. Um estudo desenvolvido pelo Hospital Pediátrico Benioff da UCSF, e publicado na revista Obesity, comprovou que, apenas retirando a substância da dieta (inclusive a presente nos alimentos processados), já há uma melhora os níveis de colesterol, triglicérides e de pressão em crianças e adolescentes de 9 a 18 anos. Buscar opções para adoçar sem açúcar e diminuir a quantidade da substância faz toda a diferença!

Açúcar é tóxico?

O alerta para os perigos do consumo excessivo do açúcar veio da pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (UCSF), em São Francisco (EUA), e publicada na revista Nature em 2012, afirmando que seus danos são semelhantes aos provocados pelo excesso de álcool e tabaco. Segundo o autor principal do estudo, Robert H. Lustig, nem todas as calorias são iguais. “Há boas calorias e más calorias, assim como há boas gorduras e más gorduras, bons aminoácidos e maus aminoácidos, bons carboidratos e maus carboidratos“, disse Lustig. “Mas o açúcar é tóxico, além de suas calorias“, completa.

Confira alimentos que garantem o gostinho adocicado e podem substituir o açúcar das suas receitas:

Consultoria: Christiane Bergamasco, nutricionista clínica e esportiva funcional; Isabel Andrade, nutricionista da Venutri; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.