Saiba como administrar o próprio negócio

Comandar a própria empresa pode ser a sua nova fonte de renda! Confira algumas dicas para se dar bem nesse meio e torne o seu negócio um sucesso!

- FOTO: Shutterstock.com

Ter o próprio negócio é o sonho de milhares de brasileiros e, segundo o Portal do Empreendedor, ele já se tornou realidade para mais de 5 milhões de microempreendedores. E esse número só tem aumentado a cada ano. O motivo: a facilidade para se inscrever no programa e as vantagens que o empreendedor adquire.

Contudo, para ter uma empresa de sucesso, é preciso muito mais do que um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), é necessário muito planejamento e organização. Se, assim como milhões de brasileiros, você tem esse sonho, confira o que é essencial para administrar seu negócio.

mulher,empresaria, computadores, negócio

FOTO: Shutterstock.com

Organização

Faça uma planilha com tudo o que gastou, por exemplo, na compra de utensílios e ingredientes, e também todo o dinheiro que entrou com a venda do seu produto.

✔ Tenha também uma lista dos produtos que você tem em estoque, assim, você saberá exatamente o que precisa comprar e não perderá nada.

Liste suas prioridades para que não atrase nenhuma encomenda, tampouco se esqueça de pagar alguma conta.

Monitoramento

Faça planos e revise-os, levando em conta os resultados obtidos.

Reflita sobre as metas que deseja alcançar e verifique se precisa mudar de estratégia. Por isso, é necessário sempre estar a par de tudo o que acontece no seu negócio.

Faça mensalmente um balanço, apurando o resultado das vendas. Para isso, some todo o dinheiro que entrou e tudo o que saiu do seu caixa. Lembre-se de que é preciso incluir todos os gastos da fabricação, incluindo até a mão de obra. Assim, saberá quanto a sua empresa está lucrando ou se o saldo é negativo.

Veja também!

10 dicas para ter um negócio de sucesso

Ex-analista de RH fatura R$ 4 mil por mês vendendo bolos caseiros

Divulgue os seus produtos na internet e lucre até na crise

Vantagens da formalização de seu negócio

Optando por sair do trabalho informal e tornando-se um MEI (Microempreendedor Individual) legalizado, o pequeno empresário terá condições especiais, como, por exemplo, o registro no CNPJ. O cadastro facilita a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais. Além disso, o novo empresário ficará isento de tributos federais, sendo responsável apenas por um valor fixo mensal, que será destinado à Previdência Social e ao ISS ou ao ICMS. Através destas contribuições, o MEI terá acesso a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria, por exemplo.

Para se formalizar, acesse o Portal do Empreendedor e faça o cadastro.https://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência