Você sabia que é possível fazer acupuntura pelos SUS? Veja como!

A maioria das pessoas não sabem, mas o método de acupuntura é feito pelo SUS. Isso mesmo, sem gasto algum você também pode usufruir dessa técnica!

None
Poucas pessoas sabems, mas essa técnica é grátis pelo SUS Foto Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 12:39
Atualizado às 13:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já deve ouvido falar sobre acupuntura, né? Se você pensa que esse método tão benéfico é caro ou que é muito complicado para você procurar uma clínica particular, fique sabendo que no SUS (Sistema Único de Saúde) a acupuntura está incluída oficialmente há cerca de 20 anos. Para saber onde encontrar o serviço na sua cidade, entre aqui. A pessoa interessada deve procurar informações a respeito e agendar uma consulta, do mesmo modo como é feito com outros médicos. Conheça mais sobre essa técnica abaixo!

acupuntura

Poucas pessoas sabem, mas essa técnica pode ser feita gratuitamente pelo SUS Foto Istock.com/getty images

O método

A acupuntura, ramo da medicina tradicional chinesa, é bem mais do que a simples inserção de agulhas nos cerca de 400 pontos do corpo que podem ser estimulados. Como toda consulta médica, outros procedimentos importantes são adotados. “As queixas e a história do paciente são ouvidas com muita atenção e anotadas para que possamos elaborar o diagnóstico correto. A seguir, é realizado um exame físico criterioso e são solicitados exames complementares, quando necessários”, explica o médico especialista em acupuntura Dirceu de Lavôr Sales.

Efeitos positivos

A acupuntura não é indicada apenas como um tratamento complementar para tirar a dor do paciente. Ela também tem ação anti-inflamatória, relaxante muscular e ajuda no controle de variadas funções orgânicas, além de melhorar a imunidade do organismo como um todo. Porém, fique muito atenta às propagandas enganosas: a acupuntura não é um método de emagrecimento. “No máximo, ela age controlando a ansiedade das pessoas que iniciam uma dieta ou buscam modificar os seus hábitos alimentares”, alerta o médico.

acupuntura

Esse método traz grandes alívios para uma variedades de doenças Foto Istock.com/getty images

Ação única

A agulha de acupuntura, ao ser inserida no corpo, estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos que estão por baixo dela, principalmente nos músculos. “A mensagem gerada por estes estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central. Aí, provoca a liberação de diversas substâncias químicas, conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes”, descreve o especialista.

Alguns cuidados

Quando praticada por profissionais especializados, a acupuntura é segura. Mas, quando realizada por pessoas sem a devida qualificação, ela pode se tornar um procedimento prejudicial ao organismo. Nesses casos, há diversos tipos de complicações. Entre elas: desmaios, lesões em alguns nervos e perfuração do pulmão.

Consultoria Dirceu de Lavôr Sales, médico especialista em acupuntura
Texto Redação Alto Astral

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.