ESTILO DE VIDA

Acerte na escolha dos alimentos e emagreça sem passar fome!

Acertando na escolha dos alimentos é possível emagrecer e conquistar um corpo perfeito, sem fazer esforço e sem passar fome!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/09/2016 às 18:30
Atualizado às 14:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns alimentos podem até parecer iguais na prateleira, porém, muitos guardam particularidades que podem ajudar (ou atrapalhar) o seu projeto de emagrecimento. Por esse motivo, é bom conhecer de perto aquilo que você coloca no seu prato para sempre fazer escolhas inteligentes. A seguir, preparamos um guia completo para você acertar na escolha dos alimentos e aprender a balancear o seu prato no dia a dia. Como resultado, você agiliza o processo de perda de peso e ainda ganha saúde. E tudo isso sem fome, claro!

Prato com salada verde, tomate, salmão e acompanhamentos

Foto: iStock.com/Getty Images

Um pouco de tudo

Seja andando, respirando, piscando ou mesmo dormindo, o organismo humano está sempre trabalhando. E para que essa máquina mais que perfeita não apresente problemas, é necessário acertar na escolha dos alimentos, já que cada um deles representa a matéria-prima correta para cada atividade. Sendo assim, os alimentos que você consome têm uma função bastante específica: suprir as necessidades do seu corpo. Em linhas gerais, são três os grupos alimentares que devem compor nosso prato durante as refeições: carboidratos, proteínas e gorduras. Porém, o consumo de cada um deles deve respeitar algumas proporções, caso contrário, você não só corre o risco de ficar doente como também de ver o ponteiro da balança subir.

Carboidratos

Não é à toa que às vezes sentimos um desejo incontrolável de comer pão. Esse alimento é fonte de carboidrato, que também é responsável por fornecer energia para o organismo e deve compor 50% do seu prato. A lista de carboidratos ainda inclui arroz, massas, frutas e legumes. O problema é que alguns tipos deste nutriente são mais funcionais do que outros. Por exemplo, massas e outros alimentos feitos com farinha refinada viram açúcar rapidamente no organismo, podendo causar diabetes e hipoglicemia. Já carboidratos com fibras contam com todos os benefícios dessas substâncias, que incluem melhora do trânsito intestinal, fome controlada e menos estoque de gordura. Portanto, para acertar na escolha dos alimentos tipo carboidrato, prefira sempre os naturais aos industrializados. Além disso, entre os alimentos naturais, escolha aqueles que possuem mais fibras. O arroz branco e o integral, por exemplo, possuem o mesmo número de calorias. Porém, o segundo tem fibras para dar e vender.

Proteínas

Aproximadamente 20% do seu prato deve ser composto por proteínas, que são responsáveis pela construção muscular. Esse nutriente está presente na natureza de duas formas: por fonte animal (nas carnes e leite) e por fonte vegetal (nos feijões, lentilhas e outras leguminosas). Fique de olho: proteínas de origem animal quase sempre vêm acompanhadas de uma boa fatia de gordura animal, responsável pelo mau colesterol. Drible o problema optando pelas carnes brancas e pelo leite light ou desnatado. E se você é daquelas que anda cogitando comer só proteína no jantar para perder peso mais rápido, saiba que é necessária a presença dos carboidratos para fixá-las no músculo.

Gordura da boa

Pelo menos 30% do seu prato deve ser composto por gordura, que possui relação direta com a absorção de vitaminas e minerais pelo corpo. Mas antes de abusar da fritura, saiba que boa parte dessa porcentagem que você pode consumir já se fará presente nas proteínas. Outro ponto que merece destaque é que existem dois tipos de gorduras: a de origem animal (que você já conhece) e as de origem vegetal, presente nas amêndoas e nos óleos vegetais, como o azeite de oliva. Prefira sempre as do segundo tipo, que possuem propriedades que combatem o mau colesterol.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista; Márcia Dal Médico, nutricionista do Spa Jardim da Serra, de Águas de São Pedro (SP) e livro Dieta dos pontos, Alfredo Halpern, Editora Abril