ESTILO DE VIDA

Como o açafrão ajuda no emagrecimento e na saúde

Bastante utilizado na culinária mediterrânea para colorir e dar sabor aos alimentos, o açafrão ajuda no emagrecimento e na saúde como um todo!

None
O açafrão possui um sabor marcante, aroma distinto e cor vibrante. É da família do gengibre e é usado principalmente na forma de pó. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2018 às 09:00
Atualizado às 17:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A busca pelo bem-estar e pela melhoria qualidade de vida é cada vez mais frequente. Seja por motivações estéticas ou questões médicas, o número de praticantes de atividades físicas regulares e adeptos de uma alimentação saudável vem aumentando consideravelmente. A escolha dos alimentos que são consumidos deve ser cuidadosa.

Entretanto, dieta não é –  e nem deve ser –  sinônimo de falta de sabor.  É possível manter uma alimentação balanceada repleta de cor, sabores e nutrição. Os temperos naturais, além de agradarem o paladar, também possuem diversos benefícios quando combinados com os ingredientes corretos. Você sabia que o açafrão ajuda no emagrecimento e é anti-inflamatório? Confira, a seguir, mais informações sobre esse poderoso tempero!

Forte combatente

açafrão ajuda no emagrecimento

O açafrão é extraído dos estigmas (parte da flor que recebe o pólen) que, quando estão secos, são moídos para produzirem a conhecida versão em pó, usada como tempero em diversos pratos. FOTO: iStock.com/Getty Images

De acordo com a médica e diretora da Eden Clinic, em Curitiba, Marcia Simões, o açafrão ajuda no emagrecimento, mas também previne o comprometimento cognitivo relacionado ao pré-diabetes e a demência. “Previne o Alzheimer, melhorando a memória com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”, acrescenta. Ele auxilia, ainda, na redução de acnes, melhorando a saúde da pele e, devido à presença de carotenoides, favorecendo a saúde dos olhos. “Além disso, atua como antidepressivo e possuí propriedades anticancerosas”, completa.

Para variar

açafrão ajuda no emagrecimento

O tempero pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Ele ainda é diurético e calmante. Além de combater cólicas, é bom para os rins e bexiga. FOTO: iStock.com/Getty Images

De sabor marcante, cheiro distinto e cor característica, o açafrão é bastante utilizado na forma de pó.  “O alimento como tempero pode ser usado no preparo do arroz, da carne vermelha, do frango, dos ensopados, dos molhos, de risotos, do cuscuz e, até mesmo, da mandioca, dos vegetais e dos legumes assados”, lista Marcia. Ela aponta, ainda, que o açafrão pode compor chás e sucos verdes, dando mais cor e nutrição a eles.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Marcia Simões, médica e diretora técnica da Eden Clinic

LEIA TAMBÉM: