Faça escolhas certas e acabe com a prisão de ventre!

Confira algumas dicas poderosas de alimentação e hábitos diários para acabar de vez com a prisão de ventre e o inchaço abdominal!

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 19:41
Atualizado às 11:41

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Intestino preso, além de ruim para a saúde, pode prejudicar o processo de emagrecimento, já que deixa o abdome estufado e dificulta a eliminação de toxinas. Para se livrar da prisão de ventre, é importante manter uma alimentação equilibrada e rica em fibras, ingerir a quantidade recomendada de água por dia e também praticar exercícios físicos regularmente. Confira outras dicas para não sofrer desse problema:

suco, mamão, laranja e banana

Foto: iStock.com/Getty Images

Conte com as fibras

A prisão de ventre pode ser um indicativo de que estão faltando fibras no seu cardápio. As fibras são encontradas nos alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, verduras e legumes. Apesar de não serem digeridas pelo organismo, elas agem diretamente na digestão e no trânsito intestinal, atuando na formação do bolo fecal e fazendo com que o excesso consumido seja eliminado pelo corpo regularmente. Entretanto, especialistas avisam que o consumo não deve ultrapassar 30g diárias. Caso contrário, o resultado poderá ser diarreia, gases e desconforto.

Água para lubrificar

Consumir muitas fibras pode até piorar o quadro de prisão de ventre se essas não vierem acompanhadas de água. É o líquido que faz as fibras ganharem corpo e lubrificar o trânsito intestinal. Nesse caso, a dica é consumir aproximadamente 2 litros de água ao longo do dia, evitando apenas seu consumo durante as refeições.

Aproveite a casca!

As fibras insolúveis (que estimulam a eliminação do bolo fecal) são encontradas principalmente nas cascas, que não devem ser retiradas. “Pera, nectarina e uva são frutas ricas nesse nutriente”, explica Tathiana Galante, nutricionista da Triathon Academia, de São Paulo (SP). Para retirar resíduos de sujeira e de agrotóxicos, deixe a fruta de molho e higienize a casca com uma escova de dentes nova, reservada para esse fim.

Turbine seu suco

Liquidificar os alimentos destrói as fibras dos vegetais. Para que essa perda não interfira no funcionamento do seu intestino, acrescente 1 colher (sopa) de linhaça triturada no suco de fruta pronto. Outra dica é jogar fora o coador, que também retém as fibras dos alimentos. Caso o suco fique muito grosso, basta acrescentar mais água.

Faça a sua rotina

Uma dica eficiente para regular seu intestino é acostumá-lo a trabalhar no mesmo horário. Para isso, escolha uma hora do dia em que esteja tranquila e reserve esse momento para você. Com o passar do tempo, seu corpo se condicionará a funcionar sempre nesse momento do dia, sem que sejam necessários maiores esforços.

Exercícios contra a constipação

Caminhar diariamente estimula o peristaltismo do intestino, que são os movimentos involuntários responsáveis por empurrar os resíduos dos alimentos para fora. Os exercícios também ajudam na eliminação de gases e estimulam a desintoxicação do corpo.

De molho

Feijão, grão-de-bico e outras leguminosas possuem carboidratos não digeríveis, que se tornam alimentos para as bactérias do intestino. Com isso, há um aumento de gases intestinais que podem prejudicar a digestão. Uma saída é deixar o alimento de molho durante 12 horas e trocar a água antes de cozinhá-lo.

Alimentos poderosos contra a prisão de ventre

*Água de ameixa: a ameixa seca contém um laxante natural chamado sorbitol. Para melhor aproveitar as suas propriedades, deixe 2 ameixas de molho em 1 copo (200ml) de água durante a noite. Consuma a bebida assim que acordar.

*Mix de fibras: a nutricionista Ana Paula Murbach, de Curitiba (PR), tem uma receita especial para acabar com o intestino preguiçoso. Cozinhe 100g de damasco, 100g de ameixa-preta e 100g de tâmara. Bata no liquidificador com 200g de linhaça e consuma 2 colheres (sopa) da mistura durante o dia.

*Mamão papaia: além de ser fonte de fibras insolúveis, a fruta possui uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão.

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Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Tathiana Galante, nutricionista da Triathon Academia e Body Check, de São Paulo (SP); Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru (SP), Ana Paula Murbach, nutricionista de Curitiba (PR), (41) 3039-6415

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