ESTILO DE VIDA

Acabe com o inchaço mudando seus hábitos no dia a dia

É muito comum as mulheres se sentirem inchadas em algum período do dia. Acabe com o inchaço mudando seus hábitos no dia a dia com nossas dicas!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 12:36
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
É comum algumas mulheres sentirem-se inchadas. Esse problema pode aparecer quando há ingestão excessiva de sal, como efeito colateral de alguns medicamentos ou quando ficam longos períodos na mesma posição. Também ocorre na fase pré-menstrual e na gravidez, por causa das alterações hormonais. “Isso pode significar um ganho de dois a três quilos na balança”, diz a nutricionista Lenita Borba. Algumas mudanças de hábitos são capazes de reverter esse quadro. Conheça quais são!
mulher com barriga de fora, calça jeans

FOTO: Shutterstock

Na rotina

Evitar sutiã, pulseiras, relógios e anéis apertados é uma delas. Use roupas leves que não apertem e não abuse de sapatos muito altos. As meias de compressão também são uma boa opção para combater edemas nas pernas e pés. Procure não permanecer muito tempo na mesma posição. À noite, permaneça com as pernas e os pés de 10 a 15 minutos para o alto, pois ativa a circulação sanguínea.

Beba muita água

“A água ajuda a acelerar o processo de filtragem do sangue, auxilia na eliminação das toxinas e estimula os rins a excretar o sódio, o que acaba diminuindo o edema. Além disso, a água previne o inchaço, porque colabora para que o intestino funcione com regularidade”, afirma a nutróloga Paula Cabral.
Garrafa de água enchendo o copo

FOTO: Shutterstock

Mexa-se!

Exercícios aeróbicos, tais como caminhar, correr, andar de bicicleta, entre outros, são mais indicados para melhorar a circulação e prevenir edemas. Vale também optar por ioga ou pilates, que aliam alongamento e força, beneficiando também o sistema linfático.

Aliados na dieta

Invista na ingestão de alimentos com grande quantidade de água como alface, melancia, pepino, aspargos e melão. Também inclua na sua rotina ingredientes com fibras como aveia, arroz e outros cereais integrais e folhas verde-escuras (brócolis, couve, espinafre), que ativam a circulação sanguínea.
TEXTO: Júlia Prado e Fer Vasconcelos/Colaboradora
FONTE: Paula Cabral, médica nutróloga da clínica Hagla, www.hagla.com.br; Lenita Borba, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, www.idpc.org.br

LEIA MAIS