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Você já sabe que a água é importante para manter todas as funções do organismo. Descubra agora por que ela ajuda a acabar com a retenção de líquidos
- FOTO: Shutterstock

Quer acabar com a retenção de líquidos? Beba água!

Você já sabe que a água é importante para manter todas as funções do organismo. Descubra agora por que ela ajuda a acabar com a retenção de líquidos

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Nosso corpo é constituído por 70% de água, sendo ela a responsável por hidratar, lubrificar, aquecer e manter o corpo em movimento. Além de estar presente em praticamente todos os processos que acontecem no nosso organismo, ela ainda combate a retenção hídrica. “Para se livrar desta retenção, é necessária uma ingestão adequada de água diariamente, pois quanto maior o consumo, maior será a irrigação celular e mais efetivos se tornam os processos metabólicos, que irão permitir a excreção adequada de líquidos e toxinas”, explica a nutricionista Camila Bertho. Confira os benefícios da água para o combate a retenção de líquidos.

 

Mulher bebendo água

FOTO: Shutterstock

Na dieta

Além de muitos benefícios à saúde, a água é essencial para quem quer perder peso. “Ela elimina toxinas do organismo, repõe energia e é o único líquido capaz de dissolver gordura”, segundo a nutricionista clínica Marilize Tamanini. Os motivos para beber água são muitos: ela dá disposição durante o dia, alivia as dores nas costas e articulações, melhora a memória de curto prazo, previne câncer de cólon, mama e bexiga.

E tem mais!

Gelada: ela atua como um termogênico no organismo, acelerando o metabolismo na tentativa de igualar a temperatura fria do líquido à temperatura corporal.

Diminui a sensação de fome: ingerir de 300 a 500ml de água 30 minutos antes do almoço e do jantar auxilia no emagrecimento pois preenche o estômago, diminuindo a ingestão de alimentos sólidos. Isso não acontece se você ingerir água ou qualquer outro líquido durante as refeições, porque nesse caso ela dificulta a digestão e a absorção de nutrientes.

E atenção: para pôr em prática o processo de emagrecimento, é preciso que seja água pura, nada de refrigerante, águas gaseificadas, cerveja ou sucos, pois mesmo os naturais podem levar algumas frutas altamente calóricas.

FONTE: Camila Bertho e Marilize Tamanini, nutricionistas

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