Saiba o que fazer para acabar com a celulite de vez!

Uma alimentação saudável é fundamental para fugir da celulite. Entenda mais sobre esse problema e veja alguns alimentos que podem ajudar!

None
A celulite é uma grande inimiga, principalmente das mulheres Foto shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/05/2017 às 09:40
Atualizado às 12:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A celulite é uma imperfeição da pele que incomoda, principalmente, as mulheres. Ela é caracterizada como uma inflamação das células e pode ter muitas causas: hormônios, sedentarismo, obesidade, ingestão exagerada de açúcares e gorduras, predisposição genética e familiar, fatores psicossomáticos (ansiedade, depressão, estresse), distúrbios circulatórios, gravidez, disfunções intestinais, excesso de radiciais livres no organismo e tabagismo.

mulher

Para fugir da celulite, mudar a alimentação é uma ótima alternativa. FOTO: Istock.com/getty images

Como prevenir a celulite

Como a má alimentação e o estilo de vida estão diretamente ligados ao desenvolvimento da celulite, uma alimentação saudável ajuda a evitar o aparecimento do problema. A nutricionista Patrícia Cruz ressalta que é importante evitarmos os carboidratos simples como, por exemplo, farinha branca, açúcar e refrigerantes, pois são alimentos que aumentam os processos pró-inflamatórios e podem provocar o aparecimento dos temidos furinhos.

Ela indica, ainda, alguns alimentos funcionais, ou seja, que trazem benefícios ao organismo e, assim, podem impedir o aspecto “casca de laranja”.

  • Algas: auxiliam na regulação dos hormônios tireoidianos, evitam flutuações hormonais
  • Aveia e arroz integral: têm baixo índice glicêmico e aumentam a saciedade, ajudando na redução de peso. Eles também acabam com as impurezas que podem prejudicar o quadro de celulite

azeite

O azeite é um dos alimentos que ajudam na prevenção contra a celulite Foto istock.com/getty images

  • Azeite: possui ação anti-inflamatória que combate os edemas acarretados pelos furinhos
  • Castanha-do-pará: fonte de selênio, evita o envelhecimento celular
  • Frutas cítricas: ricas em vitamina C, um potente antioxidante e anti-inflamatório que reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres, auxiliando na diminuição do volume das células
  • Maçã: a fruta forma um gel no estômago que retarda a absorção da glicose e dificulta a retenção das gorduras

Exercícios também ajudam

A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos e localizados, ajuda a diminuir o acúmulo de gordura e a retenção de água, aumentando o percentual de tecido muscular e acelerando o metabolismo. Praticar mais atividades físicas vai auxiliá-la na eliminação das toxinas causadoras da celulite.

mulher bebendo água

Para eliminar as toxinas que colaboram para a celulite, beba ao menos 2l de água. FOTO: shutterstock.com

Beba muita água

Uma dica valiosa para se livrar dos temidos furinhos é beber muita água. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia. Esse precioso líquido ajuda o organismo a se livrar das toxinas presentes no corpo com mais velocidade. E são essas toxinas acumuladas que contribuem com a inflamação das células, o que predispõem ao aparecimento da celulite. Para incrementar seu cardápio, consuma também outras bebidas com ação diurética: água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal) e chás (salsa, hortelã, cidreira, erva-doce, cabelo de milho, abacateiro e quebra-pedra).

sal

O sal é um dos vilões da alimentação de quem tenta fugir da celulite. FOTO: Shutterstock.com

Perigo no prato

O alimento mais perigoso é o sal. Ele deve ser evitado porque o sódio provoca retenção líquida e isso piora o aspecto da celulite, tornando-a mais evidente. Outros vilões são os alimentos processados, como congelados, embutidos (presunto, salame e salsichas), batata frita, salgadinhos e azeitonas, pois são igualmente ricos em sódio. Além disso, excesso de café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces também são grandes inimigos e devem ser banidos.

Texto: Redação Alto Astral

Leia também: