ESTILO DE VIDA

Abacaxi e gengibre: os alimentos têm ainda mais eficácia juntos

Conheça os benefícios do abacaxi e gengibre quando combinados a uma dieta saudável e confira as dicas das nutricionistas Bianca Sermarini e Bruna Lyrio

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/04/2017 às 19:27
Atualizado às 15:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O abacaxi e gengibre são grandes aliados para quem quer emagrecer, pois combatem o inchaço e auxiliam a saúde intestinal. “Ambos auxiliam o emagrecimento. O gengibre acelera o metabolismo, já o abacaxi é um excelente diurético”, afirma Bianca Sermarini, nutricionista funcional e consultora do Instituto Ortobio. Tanto no café da manhã ou lanche da tarde, em forma de shakes, vitaminas, chás ou sucos, os dois alimentos são ainda mais poderosos quando consumidos juntos.

Conheça os benefícios do abacaxi e gengibre

Foto: Shutterstock.com

Poder anti-inflamatório

Alimentação desequilibrada (rica em açúcar, gordura animal e alimentos processados), falta de exercícios físicos, estresse e estilo de vida inadequado podem gerar inflamações no organismo, principalmente nas células da região abdominal. Isso porque a gordura libera substâncias pró-inflamatórias. Por ser fonte de vitamina C, o abacaxi impulsiona o sistema imunológico e ajuda a reduzir inflamações. “Já o gengibre auxilia no processo de emagrecimento, visto que o sobrepeso e a obesidade estão diretamente relacionados à inflamação do corpo”, enfatiza Bruna Lyrio, nutricionista da Clínica Tostes. Ele também atua sobre o sistema respiratório, estimulando a expectoração, e é excelente para combater o mau hálito, proveniente também de inflamações.

Previnem o envelhecimento

Os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento, também estão relacionados com doenças cardíacas, com o Mal de Parkinson e de Alzheimer. Tanto o abacaxi quanto o gengibre possuem efeitos antioxidantes que os combatem. “Eles desempenham um papel na manutenção do tecido conjuntivo do corpo, sintetizando o colágeno, mantendo o enrijecimento da pele”, conta Bianca.

Texto: Lara Pires/Colaboradora | Consultoria: Bianca Sermarini, nutricionista funcional e consultora do Instituto Ortobio, de Niteroi – RJ e Bruna Lyrio, nutricionista da Clínica Tostes, do Rio de Janeiro – RJ

LEIA MAIS