Conheça quais são os maiores benefícios do abacate

Fácil de inclusão na dieta, o abacate pode ser consumido como suco, sobremesa, molho, entre outras formas. Escolha uma opção e ganhe mais saúde!

None
Abacate: As gorduras monoinsaturadas presentes nessa fruta podem auxiliar na lubrificação das fezes, facilitando na hora de evacuar. Ou seja, suas gorduras boas são benéficas na hora de combater a prisão de ventre, contudo, por apresentar valor calórico...

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/04/2017 às 13:16
Atualizado às 13:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A qualidade do abacate vai muito além do que a maioria das pessoas conhecem. De textura inconfundível, essa fruta está presente em pratos doces e salgados, além de guardar nutrientes fantásticos para a saúde. “Algumas pesquisas estudam o efeito do abacate na inibição do crescimento de células cancerígenas, auxiliando na prevenção do câncer. Outras, porém, mostram que existem componentes funcionais que auxiliam na diminuição dos sintomas de osteoartrite (doença das articulações), na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares”, esclarece a nutricionista Elizabete Elvira De Paola, da Vital Nutri.

abacate com banana

Combinado com outros alimentos, os ganhos de nutrientes são ainda maiores Foto Shutterstock.com

Para Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular: “o maior benefício do abacate está em seu alto teor de gorduras do bem, os ácidos graxos mono e poli-insaturados, traduzindo, os ômegas 3, 6 e 9”. Mas os poderes não param por aí. De acordo com o médico clínico-geral Alex Botsaris, o óleo da fruta é rico em vitaminas e contém elementos emolientes, que são ótimos para o cabelo.  As folhas são consideradas diuréticas, antirreumáticas, estimulantes da vesícula biliar e anti-infecciosas. O caroço tem propriedades antidiarreicas e analgésicas para dores de cabeça, além de ser usado na fabricação de uma massa que combate a queda capilar.

Consuma!

O abacate pode ser ingerido diariamente ou em dias alternados, uma média de 50 a 100 gramas por dia. Ele pode ser comido puro ou incluso no preparo de sanduíches, vitaminas, molhos, sobremesas cremosas, coquetéis e saladas. “Seu sabor é delicioso, desmancha na boca e combina muito bem com todo o tipo de folhas verdes (alface, chicória, rúcula, agrião)”, completa Tamara.

da Garrafa e copo de smoothie de abacate, abacate

O abacate pode ser ingerido como creme, sobremesa, em sanduíches ou como suco Foto Shutterstock.com

O melhor

Em todos os meses do ano é possível encontrar essa delícia em feiras e mercados e, para aproveitar o que ele tem de mais gostoso, aposte nestas dicas antes da compra:

  • Pressione a casca com os dedos. Se ela ceder, ele está ótimo para consumo imediato.
  • Os mais firmes e pesados são ideais para serem comidos ao longo da semana, já que é um sinal de que eles vão amadurecer mais.
  • É normal a fruta vir com manchas marrons na casca.
  • Evite as unidades que estão amassadas.

Consultoria  Alex Botsaris, médico clínico-geral; Elizabete Elvira De Paola, nutricionista;  Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; médico clínico-geral Alex Botsaris

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.