ESTILO DE VIDA

Abacate: 5 maneiras inusitadas para variar o consumo da fruta

O abacate pode ser consumido como farinha, óleo e folhas, garantindo o melhor aproveitamento da fruta. Veja os benefícios e como preparar cada um!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 18:54
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além do tradicional consumo com mel e limão ou picado em saladas, o abacate pode ser apreciado de diferentes maneiras. Rico em ômegas 3, 6 e 9, luteína,vitaminas A e E, é possível aproveitar esses e outros benefícios da fruta em suas diferentes versões. Confira as dicas do fitoterapeuta André Resende!

Garrafa e copo de smoothie de abacate, abacate

Foto Shutterstock.com

Folhas do abacateiro

Indicadas para problemas nos rins, reumatismo, também ajudam no controle da pressão arterial. Ferva um punhado de folhas em 1 litro de água e tome 1 xícara (200ml) do chá 4 vezes por dia.

Caroço do abacate

É recomendado para picada de insetos e no combate ao reumatismo. “Rale um caroço para 200ml de álcool de cereais e aplique no local da picada 3 vezes por dia”, ensina André Resende. Para reumatismo, deixe o caroço ralado com 200ml de álcool de cereais em infusão por 10 dias e, então, tome 1 colher (café) no chá de hortelã, 3 vezes por dia.

Azeite de abacate

Comum no preparo de receitas culinárias, além de ser rico em ômega 3, 6 e 9, o azeite de abacate contém a chamada gordura boa. “Ele pode ser aquecido, já que não satura e evita o mau colesterol (LDL), aumentando o colesterol bom (HDL)”, destaca André.

Leia também:

Óleo de abacate

Poderoso hidratante, o óleo de abacate, em forma de creme e máscara capilar, é ótimo para tratar os cabelos e pele ressecadas. Você também encontra o óleo em cápsula, que ajuda a combater o colesterol e outras doenças.

Farinhas

Você pode aproveitar a fruta inteira para produzir deliciosas farinhas para serem usadas em tortas, bolos, biscoitos e panquecas. Para obter a farinha do abacate, corte a fruta em tiras e deixe-as ao sol por dois ou três dias. Em seguida, bata no liquidificador. Para ter a farinha do caroço, rale-o e aperte em um pano para retirar a água. Deixe secar ao sol ou no forno e, depois, bata no liquidificador. Peneire até virar uma farinha fina.

Consultoria André Resende, fitoterapeuta