Confira 8 mitos e verdades sobre a ansiedade!

Veja alguns mitos e verdades que envolvem a ansiedade. Fumar ajuda a aliviar? Excesso de informação prejudica o sentimento? Confira

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 19:00
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de ser conhecida pela população em geral, ainda há diversos questionamentos em relação à ansiedade. Confira as respostas para dúvidas frequentes!

FOTO: Shutterstock.com

FOTO: Shutterstock.com

1. A ansiedade pode ser considerada positiva

VERDADE! “Um pouco de ansiedade nos deixa melhor preparados para enfrentar o novo, já que nos tornamos mais atentos, mais focados, prontos para lutar ou correr”, aponta Alexandre de Araújo Pereira, professor de pós-graduação em psiquiatria.

2. A timidez influencia na ansiedade

MITO! O transtorno está ligado diretamente ao pensamento futuro, portanto, pessoas tímidas podem não possuir reflexão do tipo e se sairem bem em determinadas situações que exijam isso delas.

3. Fumar cigarro ajuda a amenizar

MITO! Muitas pessoas acreditam que, por meio de alguns vícios, estão combatendo o transtorno. Contudo, na realidade, essas compulsões apenas disfarçam e aguçam ainda mais o sentimento.

4. O excesso de informações somado à ansiedade prejudica o cérebro

VERDADE! “Vivemos em interações constantes e isso prejudica nosso cérebro. Ele passa a processar lentamente certas mensagens”, explica Luciano Gomes dos Santos, especialista em parapsicologia.

5. Roer unha é um sinal de ansiedade

Até certo ponto, VERDADE! Com exceção de momentos que resultam em um desgaste emocional, essa atitude deve ser analisada atentamente, já que, se a pessoa rói unhas sem motivo aparente, pode ser um sinal de que ela é ansiosa.

6. A ansiedade pode ser tratada apenas com remédios

MITO! Além da medicação e do acompanhamento psicoterapêutico, alguns métodos alternativos podem contribuir, como meditação, ioga, pilates, acupuntura, entre outros.

7. Comer alivia o sentimento

MITO! Momentaneamente, descontar na alimentação pode contribuir. Contudo, posteriormente, essa atitude é capaz de interferir no peso e ocasionar problemas na consciência da pessoa.

8. Ansiedade envolve algum trauma

MITO! Em alguns casos, isso até pode ocorrer e é chamado de transtorno pós-traumático. Contudo, a sensação ansiosa em si pode ter origem de diversos fatores, como o excesso de preocupação sobre algum âmbito da vida da pessoa.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Alexandre de Araújo Pereira, doutor em Educação Médica e professor do Curso de Pós-graduação em Psiquiatria do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico – IPEMED; Luciano Gomes dos Santos, especialista em parapsicologia e professor da Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte (MG).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.