7 importantes dicas para prevenir a depressão

Veja algumas sugestões do simples atitudes que devem ser tomadas para evitar e superar a depressão e ter uma vida mais feliz!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 14:31
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a vida corrida é importante saber filtrar a relevância de cada um dos compromissos do dia a dia. “Uma mente empenhada em tarefas excessivas pode apresentar diversas patologias emocionais, como depressão ”, explica a psicóloga Marina Delduca Cilino.

7 importantes dicas para prevenir a depressão

FOTO: Shutterstock

O mais importante é: saber respeitar os limites! É preciso ficar atento aos sinais que o corpo e mente dão quando já não estão funcionando plenamente. Esquecimentos, irritações exageradas, tristezas, sentimentos de vazio e psicossomatizações são sintomas que indicam que é hora de parar e se cuidar.

Dessa forma, é sempre bom evitar adquirir responsabilidades demais, sabendo delegar funções e reservar momentos da rotina para cuidar da mente e do corpo. Confira as dicas de profissionais para se ter uma rotina saudável!

1. Evite ambientes artificiais…

… com ar condicionado, carpetes e luz artificial, pois permanecer nesses ambientes por muito tempo provoca desgaste físico, como alergias, infecções das vias aé- reas, dor de cabeça e problemas psicológicos, como irritação e estresse.

2. Defina metas

Estabelecer pequenas metas diariamente ou semanalmente, anotando tudo que tiver alcançado é importante, pois a organização evita a depressão.

3. Invista em lazer aos finais de semana

Sair da rotina do dia a dia de casa, trabalho e do estudo são formas de resgatar a tranquilidade e a paz de espírito, além de combater o estresse.

4. Mantenha ou crie hobbies

Quando você está envolvido com seu hobby, você se esquece de tudo e deixa de pensar nas preocupações do dia a dia. Isso colabora para relaxar e aliviar o estresse. “Muitas pessoas relatam que seu hobby é uma terapia”, conta a profissional.

5. Valorize suas conquistas…

… ao invés de só valorizar os seus erros.

6. Agradeça!

Ser grato é uma forma de perceber o quanto as pessoas a sua volta o auxiliam e o ajudam. Procure retribuir essa ajuda, o que colabora para que você perceba que não está só e que há pessoas que se importam com você. Como somos seres sociais, é importante se sentir querido.

7. Construa a sua autoconfiança

A falta de autoestima contribui para o surgimento da depressão. Trabalhar a autoestima e autoconfiança ajudará você a sentir-se melhor e mais disposto. E, se não conseguir fazer isso sozinho, procure um psicólogo!

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Olga Tessari, psicóloga e autora dos livros Dirija sua vida sem medo e Amor x Dor.

Texto e entrevista: Amanda Araújo – Edição: Augusto Biason/Colabora