ESTILO DE VIDA

7 hábitos saudáveis que ajudam a emagrecer

Para perder peso de vez e evitar o efeito sanfona, é essencial adotar uma nova rotina. Confira 7 hábitos que você deve adotar e que ajudam a emagrecer!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 20:06
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de ter uma boa noite de sono, é importante ter bons hábitos alimentares para emagrecer e manter o peso em seu nível ideal. Por isso, existem algumas pequenas dicas dadas pela nutricionista Ana Raquel Bucar para tornar essa tarefa mais fácil no dia a dia. Separamos sete passos para você aprender a reeducar sua alimentação. Confira!

Shutterstock Images

Shutterstock Images

Monte pratos coloridos

Quanto mais cor o prato possuir, mais nutritivo ele será, pois alimentos de diferentes cores têm nutrientes variados.

Não coma enquanto faz outras atividades

Isso faz com que a pessoa coma mais do que precisa, pois o organismo demora para perceber que está satisfeito. Assim, é importante se concentrar no ato de comer.

Prefira os produtos integrais

As versões refinadas dos alimentos, como farinha e arroz, perdem boa parte dos nutrientes quando são processados – inclusive fibras que ajudam a afastar a fome – e sobram apenas as calorias vazias, que irão saciar menos a vontade de comer.

Leia o rótulo

homem lendo rótulo de produto

Foto iStock.com/Getty Images

Se familiarizar com os ingredientes dos alimentos faz com que você tenha conhecimento do que está comendo. Assim, isso se tornará um hábito e saber o que se está ingerindo é fundamental. Nas embalagens, os ingredientes do produto aparecem sempre de acordo com a quantidade, na ordem decrescente.

Modere no sal

Esse tempero é rico em sódio, que em excesso faz muito mal à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica, no máximo, 5g de sal por dia – o equivalente a menos de 1 colher (chá) rasa. Lembrando que alimentos enlatados e embutidos já trazem quantidades grandes de sal, que funciona como conservante.

Alimente-se de três em três horas

O recomendado é dividir as refeições durante todo o dia, para não ficar longos períodos sem comer, o que prejudica a ação dos nutrientes. Grandes intervalos entre as refeições também deixam o metabolismo mais lento, o que prejudicará a absorção dos carboidratos, que serão depositados na forma de gordura. Por isso, alimente-se de três em três horas.

Saiba mais:

Aprenda a ler o rótulo dos alimentos

Descubra o seu horário ideal para praticar exercícios

10 mandamentos para uma boa alimentação infantil

Exercite-se

A atividade física irá queimar calorias e liberar na circulação substâncias que provocam prazer, ajudando a lidar até com o estresse. Por isso, é importante que os exercícios sejam regulares – entre quatro ou cinco vezes na semana.

Texto Isabelle Hoffmann/Colaboradora  Consultoria Ana Raquel Bucar, nutricionista