Connect with us

O que você está procurando?

Ginecologista explica por que a menopausa ocorre, as alterações que gera no corpo e como amenizar essa fase que surge com o envelhecimento da mulher
- Foto: miker / Shutterstock.com

7 dúvidas sobre menopausa

Ginecologista explica por que a menopausa ocorre, as alterações que gera no corpo e como amenizar essa fase que surge com o envelhecimento da mulher

Temida principalmente por mulheres que passaram dos 40 anos, a menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que, a partir de determinado momento da vida, param de liberar óvulos e hormônios. “A parada na produção de hormônios é imediata. De um dia para o outro os ovários simplesmente param de funcionar”, explica o ginecologista e obstetra Sérgio dos Passos Ramos, que destaca, a seguir, outras dúvidas frequentes sobre o assunto.

 

1. A menopausa ocorre a partir de que idade?

A idade normal da menopausa é a partir dos 40 anos, sendo que no Brasil a média é aos 45 anos. A tendência atual é que as mulheres menstruem até mais tarde.

É importante ressaltar que não existe relação entre a idade da primeira menstruação e a idade em que acontece a menopausa.

 

2. Quais os principais sintomas?

O principal, e que mais incomoda, é o fogacho (calor). É uma onda de calor insuportável, que vem de dentro para fora, acontece nas horas mais impróprias, deixa o rosto vermelho e faz a mulher suar intensamente, molhando o rosto e as roupas.

Outros sintomas são a secura vaginal, diminuição da libido, perda de brilho da pele, enfraquecimento e queda dos pelos, inclusive do cabelo.

A depressão é outra manifestação que pode aparecer em um número significativo de mulheres.

 

Amigas, mulheres, idosas, natureza, ar livre

Foto: Shutterstock Images

 

3. Como amenizar esses sintomas?

Pesquisas científicas mostram que a reposição do hormônio feminino é o principal meio para evitar o calor. Ainda na manutenção da saúde da pele, cabelos e órgãos sexuais, também é o hormônio que oferece os melhores resultados.

 

4. Existem formas de retardar a menopausa?

Infelizmente, não. Pode ser que os avanços nas pesquisas com DNA possam trazer alguma luz para o futuro.

 

5. A menopausa pode causar quais modificações no corpo?

Uma das manifestações mais impactantes é exatamente na área da estética. A falta de hormônio feminino faz com que haja um predomínio dos hormônios masculinos, que toda mulher tem.

O resultado mais visível é a diminuição da gordura nas mamas, nádegas e coxas (distribuição feminina) e concentração da gordura no abdome (distribuição masculina). Além disso, o envelhecimento do colágeno deixa pele e mucosas mais secas e os cabelos sem brilho.

 

alimentação ameniza os sintomas da menopausa

Foto: miker / Shutterstock.com

 

6. A alimentação pode interferir, positiva ou negativamente, na reposição hormonal?

Alimentos à base de soja podem ajudar a diminuir o calor, mas sua ação sobre a pele, os ossos, órgãos sexuais, libido, depressão e outros sintomas é praticamente nula.

Em relação à alimentação, vale investir em um prato multicolorido, que contenha todos os tipos de alimentos. Qualquer excesso, para mais ou para menos, deve ser evitado.

 

7. Qual a importância do tratamento?

Sabe-se que o tratamento da menopausa com hormônios é mais efetivo quanto mais cedo for iniciado. Existe a chamada “janela de oportunidade”, que é o momento certo de se tratar, obtendo bons resultados em relação aos ossos, aparelho cardiocirculatório, colágeno (pele, mucosas e pelos) e depressão.

Mas, a maioria das mulheres espera os sintomas se tornarem insuportáveis para procurar auxílio médico. Nesses casos, os benefícios são muito menores.

 

Consultoria Sérgio dos Passos Ramos, médico especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Advertisement

Estilo de vida

Dividido conforme a gravidade das funções cotidianas afetadas, cada tipo de depressão necessita de acompanhamentos distintos.

Estilo de vida

A depressão, que já foi encarada apenas como uma frescura, hoje é colocada no topo das doenças mais limitantes do mundo e afeta 350 milhões de pessoas.

Estilo de vida

5 perguntas sobre o colesterol, que, embora fundamental para o desempenho das funções do organismo, pode afetar a saúde do coração

Estilo de vida

Se você faz parte do grupo que não dispensa copos de refrigerante, fique atento aos principais prejuízos que o consumo excessivo pode causar ao organismo

Estilo de vida

Por ser fonte de fibras, o arroz integral ajuda a controlar os níveis de glicose do sangue, colaborando com a qualidade de vida de quem tem diabetes.

Estilo de vida

Cuidados com a alimentação e idas regulares ao troninho são formas de garantir aos pequenos bem-estar e evitar problemas de evacuação. Confira!

Estilo de vida

Uma rotina corrida pode facilitar o aparecimento de patologias que prejudicam tanto psicologicamente quanto fisicamente. Veja como prevenir o estresse

Estilo de vida

O estresse e a obesidade, além de prejudicarem o organismo de um modo geral, também comprometem a saúde bucal e podem causar doenças.