ESTILO DE VIDA

Vá de bicicleta: 7 benefícios que irão convencer você a aderir à prática!

Além de prazeroso, andar de bicicleta promove inúmeros benefícios à saúde. Confira 7 motivos para aderir a prática e comece agora mesmo!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2016 às 22:14
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pedalar é um dos esportes mais gostosos de praticar e ainda trabalha o corpo todo! Dentro das academias ou pelas ruas afora, você é quem escolhe: cada modalidade oferece suas vantagens, basta tomar alguns cuidados simples. E, como ambas oferecem muitos benefícios, certamente um deles vai se encaixar ao seu objetivo: perder peso, fortalecer os músculos, melhorar a saúde mental… Se quiser ganhar tudo isso e ainda favorecer o meio ambiente, vá de bicicleta! Confira os benefícios dessa prática e comece já!

Homem, andando de bicicleta, ginástica

Foto Shutterstock.com

Disposição e relaxamento

“Esse exercício tem impacto sobre o aspecto psicológico, pois promove sensação de bem-estar e prazer, reduzindo ansiedade e depressão e aumentando a disposição para realizar atividades de trabalho e recreativas”, explica Rodrigo. O cérebro libera hormônios como serotonina e endorfina, que são calmantes e analgésicos naturais.

Queima gordura

O exercício físico regular facilita a oxidação dos carboidratos e a utilização de gordura como fonte de energia. Para quem quer perder peso, nada melhor!

Ativa a circulação

“Há um aumento no volume sanguíneo e na concentração de hemoglobina, além de maior densidade capilar”, explica. Densidade capilar se refere ao número de pequenos vasos sanguíneos, que facilitam a formação dos músculos.

homem e mulher andando de bicileta

Foto Shutterstock.com

Aumenta massa magra

Dependendo da carga, é necessário fazer uma força maior com as pernas, o que favorece a formação e o fortalecimento dos músculos dessa região. A massa magra do corpo precisa de mais calorias para se manter, portanto, acelera a queima de gordura.

Fortalece o coração

Com o exercício, há um aumento dos batimentos cardíacos. Por isso, é preciso calcular a frequência cardíaca máxima (FCmáx) permitida. O cálculo é simples, basta subtrair sua idade de 220. A FCmáx de uma pessoa com 30 anos é 190, pois FCmáx = 220 – 30. Com o tempo, o coração se fortalece e acaba precisando de menos esforço para bombear o sangue, o que favorece a pressão arterial.

Preserva as articulações

Por ter menos impacto com o solo, a bicicleta é uma atividade segura para as articulações. “Há uma preservação principalmente da articulação do joelho e do tornozelo”, completa Rodrigo.

Saiba mais:

Veja quais atividades físicas são a cara do seu signo!

6 motivos para começar a correr, já!

Coração mais forte com 30 minutos de exercícios diários

Melhora a respiração

Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, os pulmões captam melhor o oxigênio, que também é melhor transportado pelo organismo para virar energia.

Consultoria Rodrigo Luiz Vancini, educador físico especialista em fisiologia do exercício; Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte