Connect with us

O que você está procurando?

Os alimentos antioxidantes são fundamentais na prevenção de doenças. Confira 7 poderosas substâncias com essa função e aposte nelas!
- Foto Shutterstock.com

Xô, radicais livres: 7 poderosos antioxidantes para preservar a saúde!

Os alimentos antioxidantes são fundamentais na prevenção de doenças. Confira 7 poderosas substâncias com essa função e aposte nelas!

Alimentos antioxidantes têm uma série de benefícios à saúde e, entre eles, está a prevenção de tumores e envelhecimento precoce. “Uma alimentação rica em antioxidantes é apontada como o melhor método de prevenção aos efeitos nocivos dos radicais livres”, afirma o médico ortomolecular Antonio Fernandez. Para obter o benefício de diferentes substâncias, o recomendado é variar o cardápio durante a semana, pois apesar de todos os antioxidantes atuarem contra os radicais livres, cada um atua de uma forma. Conheça quais são os principais, como agem no organismo e onde encontrá-los!

Dentes de alho, cebolas

Foto iStock.com/Getty Images

Ácido elágico

Auxilia na eliminação de metais pesados e toxinas do organismo.
Outras funções: previne o envelhecimento da pele, pois a protege contra os prejuízos causados pelo sol.
Principais fontes: morango, framboesa, amora, cereja, mirtilo.

Alicina

“Quando é digerida, produz ácido sulfênico, composto que reage mais rapidamente com os radicais livres do que os outros antioxidantes”, explica Greice. Previne doenças cardíacas e inibe a formação de tumores do intestino.
Outras funções: age como bactericida, antiviral e anti-inflamatório. Ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.
Principais fontes: alho, cebola.

Antocianina

Inibe a formação de coágulos sanguíneos que, em excesso, podem se fixar nos vasos, prejudicando a circulação do sangue.
Outras funções: estimula o funcionamento do sistema imunológico.
Principais fontes: açaí, beterraba, uva, ameixa, cereja, azeitona preta, repolho roxo, cebola roxa, figo, romã.

Açaí, fruta,

Foto Shutterstock.com

Betacaroteno

Fortalece o sistema imunológico, previne câncer de mama e favorece o funcionamento dos pulmões.
Outras funções: contribui com a beleza das unhas e dos cabelos e, por se transformar em vitamina A, cuida da saúde da pele e dos olhos.
Principais fontes: cenoura, abóbora, beterraba, batata-doce, brócolis, couve, damasco, espinafre, manga, mamão, pêssego.

Catequina

Tipo de flavonoide com ação anticancerígena.
Outras funções: acelera o metabolismo de gorduras, colaborando em dietas de emagrecimento, e reduz o nível de colesterol ruim (LDL).
Principais fontes: chá verde, chocolate amargo, vinho tinto.

Saiba mais:

Melancia protege o coração e afasta o inchaço

5 frutas milagrosas para a saúde

Você sabia que a alimentação pode influenciar o estado meditativo?

Licopeno

Previne câncer, em especial o de próstata. Reduz a oxidação do colesterol, prevenindo a formação de placas nas artérias.
Outras funções: protege a pele contra os danos que podem ser causados pela radiação ultravioleta.
Principais fontes: tomate, melancia, pimentão vermelho, pimenta vermelha, goiaba, morango.

Fatias de melancia

Foto Shutterstock.com

Luteína

Cuida da saúde dos olhos, prevenindo catarata e até mesmo cegueira.
Outras funções: previne câncer de cólon, reduz a formação de placas de gordura, fortalecendo o coração.
Principais fontes: espinafre, rúcula, almeirão, agrião, brócolis, kiwi, alface, pimentão verde, mostarda, vagem, abacate, ervilha.

Advertisement

Estilo de vida

Além de contar com dinâmicas como a hipnose durante o tratamento, um dos diferenciais da terapia breve é a atuação mais participativa do terapeuta

Estilo de vida

Na pesquisa, ratos de laboratório expostos ao ar de Pequim - um dos mais poluídos do mundo - ganharam mais peso do que os não expostos

Estilo de vida

Para quem pensa que só vitamina C basta, está enganado. O consumo de outros nutrientes também é fundamental para a imunidade.

Estilo de vida

O organismo precisa de diferentes nutrientes em cada fase da vida. Confira as prioridades de grupos alimentares de acordo com a idade.

Estilo de vida

Segundo uma pesquisa recente, pode existir uma relação entre a depressão e o diabetes. Inclusive, uma doença pode atrapalhar o tratamento da outra!

Estilo de vida

O cérebro faz bilhões de conexões entre os neurônios. E isso faz com que cada indivíduo tenha atividades cerebrais diferentes, incluindo a inteligência

Estilo de vida

Para quem não conhece ou vai começar praticar pilates, é importante tirar algumas dúvidas. Sendo assim, confira algumas perguntas sobre pilates.

Estilo de vida

O cérebro é o órgão que, basicamente, comanda o corpo humano. E quando se trata das capacidades cognitivas, como a inteligência, não é diferente