ESTILO DE VIDA

Não consegue emagrecer? Veja 6 hábitos que podem dificultar o processo

Fechou a boca mas não conseguiu emagrecer? Alguns hábitos podem estar errados. Confira 6 fatores que podem interferir negativamente nesse processo.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 20:00
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muita gente faz aquela dieta caprichada, mas perde pouco ou nenhum peso. “Só fechar a boca não significa que você vai realmente emagrecer. Hábitos errados e escolhas insensatas podem fazer com que o seu esforço seja em vão”, explica a médica ortomolecular e nutróloga, Tamara Mazaracki. Entenda os erros mais comuns:

mulher, balança, engordou, foto, lanche, hamburguer, proibido

Foto Shutterstock.com

1. Utilizar muito sal

O sódio contribui para a retenção de líquidos e o consequente inchaço, o que faz o peso disparar na balança. Além disso, o sal tem relação direta com o aumento da pressão arterial. As maiores fontes de sódio são os alimentos industrializados, embutidos (como salame e mortadela), conservas e lanches prontos. Para não exagerar, capriche no uso de condimentos, ervas e especiarias, que ainda são ricos em nutrientes antioxidantes.

2. Dormir pouco

Pesquisas científicas comprovam que dormir pouco afeta negativamente o metabolismo. Quem sofre com insônia ou despreza o sono para ficar mais tempo na balada ou teclando no computador vai ter mais dificuldade em manter o equilíbrio na balança. Durma bem e emagreça!

3. Sedentarismo

“Exercícios ajudam a queimar calorias, aceleram o metabolismo e aumentam o tecido muscular, que queima mais calorias do que o tecido gorduroso”, enumera a especialista. A atividade escolhida deve ser praticada de forma regular, de 4 a 5 vezes por semana. Vale caminhar, pedalar, nadar, correr, patinar, fazer musculação ou pilates.

4. Lanchinho na hora do almoço

Na pressa (ou por preguiça), diz que não vai ter tempo para almoçar, então você opta por um sanduíche ou salgado. Pior: se lembra daquele chocolate ou barrinha de cereal guardado na bolsa e que pode ser seu almoço. Se não consumir comida “de verdade”, você vai sentir uma fome descontrolada na hora do lanche.

mulher deitada com os pés para cima

Foto Shutterstock.com

5. Não comer fibras

Feijão com arroz, legumes, saladas, frutas, pão integral e aveia e linhaça na vitamina ajudam a controlar o apetite, melhoram a função intestinal, reduzem a absorção de carboidratos e gorduras. “Isto se deve ao seu alto conteúdo de fibras solúveis e insolúveis, essenciais em qualquer dieta de sucesso”, enfatiza a médica.

Saiba mais:

Se consumida da maneira correta, a tapioca ajuda a perder peso

Como perder peso sem passar fome

5 exercícios aeróbicos para turbinar a perda de peso!

6. Economizar calorias no café da manhã

Pular esta refeição ou só tomar um cafezinho é o pior erro. Pesquisas mostram que um bom desjejum é essencial para a perda de peso. Seu corpo ficou em jejum de 8 a 10 horas após uma noite de sono, portanto, é essencial fornecer nutrientes para serem gastos na jornada diária.

Consultoria Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga