5 sintomas da osteoporose

Difícil de detectar e caracterizada pela descalcificação óssea, a osteoporose causa a fragilidade e fraturas nos ossos, se não for tratada.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 18:49
Atualizado às 11:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ela é silenciosa e difícil de detectar. Caracterizada pela descalcificação óssea, a osteoporose causa uma fragilidade nos ossos e os inúmeros malefícios que podem ocorrer ao organismo caso não seja diagnosticada e tratada corretamente. “Uma de suas consequências é a fratura vertebral sem trauma, espontânea, silenciosa, que encurta a coluna da mulher levando-a a ficar com menos altura. Outra são as fraturas de colo de fêmur, levando a mulher à cama e, por este motivo (o repouso, não a fratura), acabando por aumentar o índice de mortalidade feminina”, explica o ginecologista Sérgio dos Passos Ramos. Abaixo, confira os 5 principais sintomas da doença:

Nos homens também!

Embora comumente manifestada nas mulheres, a osteoporose também pode acometer a população masculina, sendo mais comum o seu aparecimento após os 65 anos. A perda da densidade óssea que caracteriza o distúrbio se dá por conta da diminuição de um hormônio feminino chamado estrógeno, que também está presente no organismo masculino – porém, em menor quantidade. Ele é o responsável por manter os ossos estáveis, por meio da conservação do cálcio – mineral essencial para a formação óssea. Logo, com a estrutura óssea prejudicada, aumenta o risco da obtenção de fraturas, que podem tornar-se frequentes.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.