Confira 5 razões para você incluir a tapioca na dieta
Cheia de benefícios, a tapioca passou a ser a queridinha dos cardápios de quem quer apostar em uma alimentação saudável e magrinha. Veja os motivos e inclua a tapioca na dieta você também
Foto: Shutterstock Images
porRedação Alto Astral Publicado em 06/09/2018 às 10:19 Atualizado às 11:55
COMPARTILHE
De origem indígena, a tapioca é um alimento extraído da mandioca e bastante consumido nas regiões norte e nordeste. Contudo, ela caiu no gosto popular por seus benefícios, entre eles, a ausência de glúten – uma substância apontada como uma das responsáveis por causar inchaço, desconforto e ganho de peso. Dessa forma, a tapioca e outros alimentos livres dessa proteína ganharam o status de alimentos emagrecedores, pois eles contribuem para que a sensação de estufamento causada depois de ingerir pães e alimentos à base de farinha de trigo. Listamos a seguir os benefícios de incluir a tapioca na dieta para você ficar de queixo aberto (de vontade)!
NÃO CONTÉM GLÚTEN - A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que é responsável pelo aumento de inflamações no organismo e que colabora com a deposição de gorduras na região abdominal. Dessa forma, ela pode ser consumida por pessoas que convivem com a doença celíaca e por quem quer perder peso. (Foto: Shutterstock Images)
1 | 5
FÁCIL DE PREPARAR - Com a popularização da tapioca, é possível encontrar em diversos supermercados a goma já hidratada, ou seja, pronta para o preparo. Caso contrário, basta hidratar a massa e ralá-la antes de uso. (Foto: GettyPremium.com)
2 | 5
SUBSTITUI O PÃO BRANCO - Muito comum no café da manhã dos brasileiros, o pãozinho branco contém glúten e seu consumo pode contribuir para o ganho de peso. Porém, para por quem quer diminuir sua ingestão, ou até mesmo cortá-lo da dieta, têm na tapioca uma aliada. “A tapioca oferece carboidratos complexos e livres de colesterol, o que proporciona saciedade por um maior intervalo de tempo”, explica a médica nutróloga Ana Luisa Vilela Barbosa. (Foto: Shutterstock Images)
3 | 5
VERSÁTIL - A tapioca pode ser preparada de diversas formas, sendo possível transformá-la em panquecas, pizzas e na famosa crepioca. Além disso, ela vai bem com vários tipos de acompanhamentos e sabores. Porém, a nutricionista Bruna Quaglio reforça que é preciso evitar recheios doces como brigadeiros, chocolates e doce de leite, pois esses alimentos são ricos em gorduras ruins e açúcar. (Foto: GettyPremium.com)
4 | 5
A APOSTA DE QUEM MALHA - A tapioca é uma opção para ser consumida no pré ou no pós-treino e, apesar de ser um alimento pobre em nutrientes, ela é rica em carboidratos o que a torna uma fonte de energia para os praticantes de atividades físicas, como os atletas ligados a corridas. (Foto: Shutterstock Images)
5 | 5
DICA
De acordo com a nutricionista Bruna, a tapioca deve ser conservada na geladeira após aberta e não é recomendado congelar a massa.
Texto: Redação Alto Astral |Consultorias: Ana Luisa Vilela Barbosa, médica nutróloga na Clínica Slim Form; Bruna F. Quaglio, nutricionista