ESTILO DE VIDA

Top 5: as qualidades da maçã para a sua saúde

Além de ser muito saborosa e prática, a maçã carrega consigo muitos nutrientes e uma enorme capacidade de prevenir várias doenças.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/08/2016 às 18:50
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A maçã veio de países frios e de alguma forma se adaptou ao clima quente do Brasil. E isso não se deve apenas ao fato de ser docinha e agradável ao paladar. Esta fruta possui muito benefícios para a saúde. Confira 5 destas vantagens!

Maçãs

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Melhora na respiração

Os nutrientes da maçã reduzem inflamações que acometem os brônquios. A fruta é recomendada para quem sofre com problemas respiratórios, em especial a asma. Além disso, com o consumo regular da fruta, o organismo se torna mais resistente às alergias, grandes responsáveis pelas crises de asma.

2 – Variedade e praticidade

Existem outros tipos de maçã, por exemplo, você pode optar pela maçã verde, ou ainda experimentar os diferentes tipos da fruta. Cada um deles possui uma particularidade que diferencia seu sabor e consistência. Os tipos mais consumidos no Brasil são: Fuji, Gala, Red Delicious e Granny Smith.

3 – Melhor que suplemento

O consumo regular de frutas é uma das melhores formas para adquirir as vitaminas. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os suplementos vitamínicos não são recomendados para suprir as necessidades diárias. Pesquisa publicada na revista americana Nature, por exemplo, verificou que 100g de maçã fresca é mais benéfico do que um comprimido de 1.500mg de vitamina C. Mas, atenção: coma a fruta com casca, sem dispensar os cuidados com a higienização.

4 – Prevenção ao câncer

Com grandes quantidades de antioxidantes, a fruta atua como uma verdadeira barreira contra doenças, entre elas o câncer. Já as fibras solúveis, que estimulam o trabalho do intestino, também agem contra os tumores, pois eliminam impurezas com potencial para desencadeá-los.

5 – Glicose sob controle

A maçã é composta por um tipo de açúcar chamado frutose, que em união com a boa quantidade de fibras da fruta, é liberado mais lentamente na corrente sanguínea em relação à sacarose, o açúcar extraído da cana-de-açúcar. Por esse motivo, a maçã é uma das opções para os diabéticos, por manter o nível de glicose estável por mais tempo.

Saiba mais:

Para os amantes de café: confira as variações dessa delícia!

Salão de beleza: saiba como se prevenir de infecções nesse ambiente

Tem pele sensível? Saiba os cuidados que você deve tomar!