5 passos para superar a timidez

Buscar formas de lidar com a timidez, quando excessiva, pode ser um passo além na busca por uma vida melhor. Saiba como com as dicas dos especialistas!

None
(Foto: Shutterstock)

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/12/2017 às 14:02
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter que conversar com um desconhecido dentro do elevador te deixa desorientado(a)? E quando você precisa apresentar um trabalho, mas parece um terremoto em pé por tremer tanto e se perde no que queria falar?Já passou por situações assim? Se a sua resposta for afirmativa, é bem possível que a sua timidez tenha falado mais alto.

Podendo ser gerada por uma situação traumática, que geralmente acontece na infância, a timidez tem a capacidade de atrapalhar o indivíduo em âmbitos profissionais e pessoais. “Isso se transforma em um problema quando a pessoa deixa de ir a uma entrevista de emprego ou de investir amorosamente, não comparece a um compromisso, começa a se prejudicar social e emocionalmente, podendo variar de intensidade e chegar até a crises de pânico e à fobia social”, explica a psicóloga e especialista em intervenção familiar Cristiane Lorga.

Tipos de timidez

A timidez pode ser dividida entre a situacional e a crônica. A primeira acontece em circunstâncias isoladas e comuns à maioria das pessoas, como falar diante de uma plateia. Já a crônica é aquela que prejudica a pessoa constantemente. Por isso, na segunda situação, é necessário buscar apoio. Confira 10 dicas que poderão te ajudar nessa empreitada:

LEIA TAMBÉM

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.