ESTILO DE VIDA

Memória: 5 livros e documentários para entender melhor

Mesmo para a ciência, ainda é complicado entender completamente o que é a memória. Por isso, trouxemos exemplos de livros e documentários que vão ajudar você

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 18:52
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Livros sobre memória

Memória brilhante – Técnicas fáceis e eficazespara desenvolver sua capacidade de memorização
Autor: Tony Buzan
Editora: Sextante
O autor apresenta algumas técnicas práticas, eficientes e divertidas que ajudam a superar problemas relacionados a esquecimentos e à dificuldade de reter informações. Por meio do sistema de imaginação e associação, Buzan afirma que há meios simples para evitar que a memorização falhe com o passar do tempo.

52 maneiras de melhorar a memória
Autor: Clene Salles
Editora: Melhoramentos
A obra apresenta processos para serem usados em cada semana do ano com o objetivo de reter informações importantes. No livro, há sugestões e pequenos hábitos que podem ser incorporados na rotina.

Memória brilhante - 52 maneiras de melhorar a memória.jpg

IMAGEM: Reprodução

Memória
Autor: Iván Izquierdo
Editora: Artmed
Escrito por um dos maiores especialistas no assunto do mundo, o neurocientista responde às perguntas mais frequentes sobre memorização formuladas por estudantes, jornalistas e público em geral de forma clara e dinâmica.

Documentários sobre memória

Em busca da memória –A neurociência de Eric Kandel (2008)
Direção: Petra Seeger
A obra documental aborda a história de Eric Kandel, ao mesmo tempo em que apresenta os avanços da neurociência sobre o cérebro humano, em especial a estrutura das lembranças. Austríaco, de ascendência judia, Kandel mudou-se para os Estados Unidos ainda criança, onde se graduou em medicina. Por mais de 50 anos, tem se dedicado ao estudo das lembranças, tornando-se um dos maiores neurocientistas do século 20, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina.

Viagem ao interior da memória (2008)
Direção: Annabel Gillings
O documentário da BBC, rede britânica de televisão, trata sobre a capacidade de lembrar como o bem mais importante do ser humano, constituindo uma visão do mundo única e própria para cada indivíduo. Questionando, afinal, o que é a memorização e como ela funciona, o espectador viaja desde o útero materno, onde se começam a formar as primeiras lembranças, passando pela infância até a idade adulta, quando a memória começa a falhar, chegando à morte, quando todas as lembranças de uma vida desaparecem em minutos.

Leia também!

4 livros que falam sobre transtornos mentais

7 dicas para turbinar sua memória

Texto: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador