ESTILO DE VIDA

5 motivos para adicionar a banana verde na dieta

Além de estar presente em receitas saborosas, a banana verde é ótima para a saúde do seu corpo e ainda ajuda a eliminar alguns quilinhos

None
Foto: iStock.com/ Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 17:50
Atualizado às 14:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A consistência e o sabor da fruta antes do amadurecimento podem não ser tão agradáveis ao paladar, mas contam com uma propriedade adicional que garante diversos benefícios à saúde e ainda favorece o emagrecimento. Quer um exemplo? “A banana verde possui alto teor de amido resistente (AR), um tipo de carboidrato que vai sendo utilizado pelo nosso organismo mais devagar e deixa a fome controlada por mais tempo”, destaca a nutricionista Juliana Garcia. Conheça outros cinco motivos para começar a comer banana verde ainda hoje!

1. Controla a ansiedade

Quem costuma atacar a geladeira por causa da ansiedade pode fazer da banana uma parceira fiel. Isso porque a banana verde tem altas quantidades de triptofano, nutriente que atua na produção de serotonina, um hormônio que proporciona bem-estar e impede que você se jogue nas guloseimas.

Cacho de banana verde

Foto: iStock/Getty Images

2. Afina a silhueta

A presença do amido resistente na fruta torna a digestão mais lenta e, consequentemente, auxilia na diminuição da velocidade de liberação da glicose na corrente sanguínea, favorecendo a redução da glicemia. Essa resposta reduz o pico de insulina, hormônio responsável por armazenar toda caloria extra sob forma de gordura localizada.

3. Saciedade prolongada

Por conter baixo teor de açúcares de absorção rápida e alto teor de amido resistente, a polpa da banana verde age no organismo como fibra alimentar. Dentre os benefícios, diminui a velocidade da digestão e absorção de substâncias, espantando a fome fora de hora e garantindo saciedade por mais tempo.

VEJA TAMBÉM:

Conheça os benefícios da amora para emagrecer

9 motivos para investir nos alimentos orgânicos

O que faz os alimentos verdes serem tão poderosos?

4. Reduz o colesterol

O amido resistente encontrado na fruta atua na redução da produção de colesterol ruim (LDL) pelo fígado e aumenta a sua eliminação pelos ácidos biliares; além disso, também diminui o nível de triglicérides. Tais substâncias são responsáveis pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, causando problemas cardiovasculares, como hipertensão e infarto.

5. Zero glúten

Portadores da doença celíaca podem encontrar na farinha de banana verde uma substituta para a farinha de trigo, podendo ser usada tanto para o preparo de doces como salgados. A mistura não traz prejuízo ao paladar, pois não altera o sabor e, caso utilize a biomassa da fruta, ainda proporciona mais cremosidade às receitas.

Texto: Larissa Faria | Consultoria: Flávia da Silva Santos e Juliana Garcia, nutricionista