Dia internacional da síndrome de Down: conheça 5 mitos sobre a condição genética
A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de três cromossomos 21 nas células. Tal fator causa algumas alterações físicas e de comportamento nas pessoas que desenvolvem o quadro. Mas, mesmo com a medicina avançada no assunto, existem mitos sobre a síndrome de Down. Confira alguns neste post!
Foto: iStock.com/Getty Images
porRedação Alto AstralPublicado em 21/03/2018 às 09:00 Atualizado às 17:00
COMPARTILHE
A síndrome de Down (SD) é a principal causa genética de deficiência intelectual, ocorrendo em todos os grupos étnicos. Estima-se que há cerca de um caso a cada 700 nascimentos. Apesar de não ser tão raro, ainda existem muitos mitos sobre a síndrome de Down. Clique nas laterais das fotos abaixo e tire suas dúvidas.
1. A síndrome de Down é uma doença: a síndrome é, na verdade, uma condição genética. Ela ocorre devido à presença de três cromossomos 21 – em vez de dois – em suas células. Por isso, também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Esse componente a mais é o responsável por um conjunto de características físicas específicas e pela presença de alguns problemas de saúde. (Foto: Shutterstock.com)
1 | 5
2. Pessoas com a síndrome são agressivas: a síndrome de Down não afeta a personalidade das pessoas. Uma pessoa com SD tem comportamentos diferentes de outra, assim como acontece com quem não apresenta alteração genética alguma. Cada um tem suas características próprias. (Foto: Shutterstock.com)
2 | 5
3. Pessoas com síndrome de Down não podem praticar esporte: a prática de esporte é benéfica para todos. As pessoas com SD devem se exercitar visando o bem-estar físico e emocional, sempre com acompanhamento médico devido à maior fragilidade da saúde. (Foto: iStock.com/Getty Images)
3 | 5
4. A pessoa com a síndrome precisa de um cuidador 24 horas por dia: ela pode ter uma vida normal, sem necessitar de cuidados específicos. Ela é capaz de realizar sozinha tarefas simples, como se vestir e comer, e outras mais complexas, como estudar e trabalhar. Tudo depende dos estímulos e da capacidade de cada pessoa. (Foto: iStock.com/Getty Images)
4 | 5
5. Elas podem ser consideradas eternas crianças: a SD causa um leve atraso no amadurecimento, tanto comportamental quanto sexual, mas isso não significa que a pessoa será sempre uma criança. A infantilização é, por vezes, estimulada pela família e amigos próximos, que acreditam na fragilidade do indivíduo. Se ele tiver um bom convívio em sociedade, seu desenvolvimento se dará de forma natural. (Foto: Shutterstock.com)