ESTILO DE VIDA

Deseja emagrecer? Confira 5 mitos sobre a perda de peso e fuja deles!

Quando o assunto é perder peso, ouve-se falar de tudo. Mas é importante distinguir o que é verdadeiro ou não. Veja 5 mitos sobre o tema e fique ligada!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2016 às 19:38
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando o assunto é perder peso, ouve-se de tudo! Mas a verdade é que somente uma rotina de vida saudável, que alia alimentação equilibrada e exercícios físicos, pode ajudar você a conquistar os objetivos e, melhor ainda, permanecer assim para sempre! Confira, a seguir, 5 mitos sobre a perda de peso.

mulher pesando na balança

Foto Shutterstock.com

1. Suar emagrece.

O suor não tem nenhuma ligação com a queima de gordura, pois só se perde água e sais minerais. “É um grande erro pensar que diminuindo a quantidade de água corporal pode estar emagrecendo”, explica o educador físico Mário Pozzi. Quando se fala que uma pessoa perdeu, por exemplo, 3kg durante uma competição, na verdade, o que eliminou foi meramente água e sais minerais, sendo resultado até de uma falta de suplementos durante a prova. A simples ingestão de água depois já faz o peso voltar ao normal.

2. Homem emagrece mais fácil que as mulheres.

A famosa crença feminina é errada, já que o gasto calórico é igual para todos. No geral, o homem tem menos gordura que a mulher e mais massa muscular. “Se colocássemos homens e mulheres com o mesmo perfil corporal, o gasto seria o mesmo. Mas as diferenças em força e em gordura podem fazer com que o homem tenha uma facilidade para perder peso”, esclarece o educador físico.

3. Dietas menos calóricas são mais eficientes.

Não necessariamente. Uma dieta hipocalórica faz com que a pessoa perca massa óssea e muscular. “Dietas desregradas e sem acompanhamento podem prejudicar o indivíduo ao invés de ajudálo”, observa o endocrinologista Antônio Minuzzi.

Saiba mais:

Não consegue emagrecer? Veja 6 hábitos que podem dificultar o processo

Lutas ajudam a emagrecer e protegem a saúde

6 refeições nutritivas para emagrecer sem passa fome!

4. Obesos só emagrecem tomando remédios.

O principal são os tratamentos comportamentais. “É preciso entender que o obeso deve mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios físicos diariamente”, informa o endocrinologista Antônio Minuzzi.

5. Praticar exercícios em jejum queima mais gordura.

“O jejum atrapalha (e muito!) o resultado da atividade e, consecutivamente, a perda de peso. A pessoa em jejum pode ter uma hipoglicemia (falta de glicose no organismo), passar mal e até mesmo desmaiar”, explica o educador físico. Quando você fica grandes períodos sem se alimentar, o gasto calórico cai. Pense que o organismo é econômico. Se ficar sem treinar ou sem comer, o metabolismo não tem perda calórica. O organismo se protege e diminui o gasto devido à falta de alimento.

Consultoria Antônio Minuzzi, endocrinologista; Mário Pozzi, educador físico