5 maneiras de desenvolver sua memória

Para não se esquecer de nada, é importante exercitar a memória no dia a dia. Confira 5 dicas simples para desenvolver suas lembranças

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/10/2016 às 10:11
Atualizado às 11:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você vive esquecendo compromissos ou até onde colocou as chaves de casa, pode ser que sua memória esteja um pouco enferrujada e precise de um pouco de exercícios. Confira 5 passos simples que vão ajudar você se lembrar de tudo!

1. Faça exercícios físicos

Exercitar-se pelo menos 30 minutos diariamente traz diversos benefícios à saúde, entre eles, o aumento da produção de hormônios e a melhor circulação do sangue para o cérebro, melhorando seu funcionamento. Tal processo favorece a memória, pois quanto maior a disponibilidade do cérebro, mais informações ele registra. Daí fica mais fácil registrar as recordações.

Além da endorfina, outras substâncias são liberadas no organismo, como a BDNF (brain derived neurotrofic factor) ou fator neurológico derivado do cérebro, uma neurotrofina presente no hipocampo e no córtex pré-frontal, regiões relacionadas à memória.

aderno-óculos-mão-mulher-memória

FOTO: Shutterstock.com

2. Cuide da alimentação

Um grande passo para a memória funcionar bem é o organismo estar em ordem. Para isso, o “combustível” desta máquina perfeita precisa ser o de melhor qualidade possível, já que a alimentação equilibrada é extremamente necessária para um sistema nervoso organizado. Também coloque na lista a ingestão de água: a carência do líquido leva à desidratação, o que pode dar a sensação de cansaço, dificultando a concentração.

3. Seja organizado

Manter em ordem os lugares em que permanece com mais frequência, como casa, carro e trabalho e ter o cuidado de guardar os objetos (óculos, carteira, celular, etc) sempre nos mesmos locais ajudam no funcionamento da memória.

4. Anote

Usar agenda (física ou do celular) ou bloco de anotações é importante para marcar os compromissos diários e não correr o risco de deixar passar algo importante. Porém, o ideal é manter os lembretes sempre à vista, senão dá na mesma. Outra dica é fazer listas de tudo: compromissos, compras… Seja qual for a atividade, as listas são uma ajuda e tanto na hora de organizar o que é para fazer. O simples fato de descrevê-las já é uma estratégia para memorização.

5. Leia

A leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Uma dica é fazer resumos do que você lê, pois, assim, melhora sua capacidade de guardar conteúdos mentalmente.

LEIA TAMBÉM

Texto: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER