5 maneiras de controlar a hipertensão arterial

Se você sofre com hipertensão, experimente incluir essas dicas na sua rotina. Elas irão contribuir muito com a melhoria do seu dia a dia!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 10:24
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A hipertensão não tem cura, mas, adotandoalguns hábitos saudáveis, é possível viver bem. Aprenda como controlar a pressão de uma maneira saudável e sem grandes exageros!

Hipertensão coração saudável

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Controle o peso: o aumento dos ponteiros da balança leva ao desenvolvimento de diabetes, de obesidade e de colesterol alto, que estão relacionados à elevação da pressão arterial. Dessa maneira, tenha uma alimentação balanceada, não abuse no sal e na ingestão de gordura.

Prato de salada, saudável

Foto: Shutterstock

2. Pare de fumar: apenas um cigarro já é capaz de elevar a pressão significativamente.

3. Elimine ou, pelo menos, limite o consumo diário de álcool: é permitido, no máximo, 240ml diários de vinho tinto para os homens e metade dessa quantidade (120ml) para as mulheres. Vinho tinto seco, combinado?

4. Caminhe mais: uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP (Universidade de São Paulo), comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas seguintes. As atividades aeróbicas ainda promovem outros benefícios. “Convencendo ainda mais o futuro praticante, a caminhada favorece o emagrecimento, fortalece os músculos, deixando-os mais firmes, e melhora o fôlego”, ressalta o personal trainer Fuad Cury.

Caminhada hipertensão

Foto: Shutterstock

5. Vitamina D: um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados ao descontrole dos níveis da pressão arterial em decorrência da falta de vitamina D. Para repô-la, basta investir no consumo de alguns alimentos, como gema de ovo e fígado de boi, ou por meio da exposição solar por, no mínimo, 15 minutos diariamente. Não se esqueça que o horário recomendado é até às 10 horas ou após às 16 horas.

Texto: Juliana Mesquita

Consultoria: Fuad Cury, personal trainer

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.