ESTILO DE VIDA

5 mandamentos para uma boa noite de sono

Sabia que alguns hábitos simples garantem uma boa noite de sono? Se você sofre com insônia, confira 5 dicas que vão afastar esse vilão de vez!

None
5-dicas-para-dormir-bem

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2016 às 19:33
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Falta de sono? Especialistas afirmam que dormir pouco e mal pode resultar em alguns quilos a mais na balança. E, além disso, as noites mal dormidas podem abrir caminho para algumas doenças. Por isso, a relação entre a falta de sono, a obesidade e doenças como diabetes e hipertensão está cada vez mais comprovada pela ciência.  Por isso, conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado e bem-disposto. A seguir, confira 5 dicas para garantir uma noite de sono dos deuses!



Saiba mais:

Dormir até mais tarde é sinal de mais inteligência?

Dormir após as refeições previne infarto

6 calmantes naturais que combatem a insônia

Assim como dormir pouco tempo é uma prática nociva, o contrário também traz riscos à saúde, ou seja, abusar das horas de sono pode causar uma série de problemas, inclusive o aumento de peso. Então, para ter uma vida saudável, o ideal é encontrar um equilíbrio no sono, fazendo com que o corpo consiga descansar, sem exagerar!

Dormir muito faz mal?

Existem duas teorias para explicar o fato de que quem passa muito tempo dormindo tem tendência a engordar. Segundo a nutricionista Vanessa Minossi, a primeira é que aqueles que dormem mais, gastam menos calorias do que quem se mantém acordado. “A segunda é devido a uma quebra da sua taxa de metabolismo, que é desacelerada durante o tempo em que a pessoa dorme”, acrescenta a profissional.

Tempo ideal

As pessoas devem dormir entre 7 e 9 horas por dia, garantindo, assim, uma boa saúde. “Porém, estas horas estão indicadas para os indivíduos adultos, devendo ser adaptadas de acordo com a idade”, conta Vanessa. Por exemplo: crianças com idade entre 3 e 12 anos precisam dormir, em média, 10 horas, enquanto bebês a partir dos 2 anos necessitam de 11 horas durante a noite e 2 horas durante o dia.

Texto Larissa Mortari e Paula Santana

Consultoria Vanessa Minossi, nutricionista