ESTILO DE VIDA

Cabelo caindo? Confira 5 hábitos que podem causar a queda dos fios

A queda de cabelo está entre os problemas que mais preocupam as mulheres. Confira 5 hábitos que você pode mudar e melhorar a saúde dos fios!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 20:09
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo informações da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo ocorre em cerca de 25% das mulheres brasileiras com idade entre 35 e 40 anos, enquanto 50% daquelas com mais de 40 anos são atingidas. Apesar de serem várias as causas para que os fios caiam prematuramente, é possível listar alguns dos principais motivos. Confira:

Mulher, penteando, cuidando do cabelo, assustada

Foto iStock.com/Getty Images

Alimentação inadequada

“Uma das principais causas da queda de cabelo é a falta de nutrientes no organismo, pois os fios se alimentam da corrente sanguínea. Se ela não está sadia, os fios tendem a perder a vida e cair”, esclarece Josefa Celeni, hairstylist. Dessa forma, adquirir hábitos alimentares saudáveis, deixando a alimentação equilibrada, é uma forma de combater a alopecia.

Hormônios

Alterações hormonais são capazes de gerar danos ao cabelo, uma vez que problemas causados em glândulas endócrinas – como tireoide –, desequilibram o organismo e atrapalham a chegada dos nutrientes aos fios. “As diversas deficiências hormonais podem deixar os cabelos secos e quebradiços e, consequentemente, leva à queda dos fios”, diz Josefa. Por isso, é sempre bom procurar um médico e realizar um exame de sangue para pesquisar a causa da queda.

Penteados

Ao escolher usar o cabelo de uma maneira diferente, existe o risco de danificar os fios. “O penteado simples não causa nenhum problema de queda, o que pode acontecer é que aquelas tranças muito apertadas, principalmente nas laterais, por ser uma parte muito sensível, provocam a queda do fio”, afirma a hairstylist Rosy Balter.

Uso excessivo de secador e chapinha

Mulher, branca, loira, linda, arrumando o cabelo, secador, escova

Foto Shutterstock.com

O uso constante de chapinhas e secadores pode se tornar um problema, ainda mais quando a pessoa já apresenta fragilidade nos fios, pois a utilização incorreta do secador com alta temperatura, por exemplo, pode queimar o couro cabeludo, provocando a queda. Ao mesmo tempo em que o uso inadequado da chapinha provoca a quebra dos fios. “Uma pessoa que sofre de queda capilar por ter um excesso de oleosidade no couro cabeludo, pode piorar esse quadro ao usar o secador”, acrescenta Rosy. Portanto, é indicado o uso de produtos que protegem contra o calor, além de evitar o excesso de secadores e chapinhas.

Produtos químicos

Quando utilizados em excesso e sem o acompanhamento de profissionais, alguns procedimentos químicos prejudicam muito o cabelo. “Depois que os cabelos passam por químicas, perdem muitos de seus aminoácidos e, principalmente, sofrem danos à queratina natural. Os cabelos ficam quebradiços e sem brilho”, conclui Josefa.

Saiba mais:

3 erros comuns na hora de aplicar condicionador no cabelo

Conheça 7 substâncias que recuperam o cabelo danificado

Óleo de coco e de açaí: como usar nos cabelos?

Texto Larissa Tomazini | Consultoria Josefa Celeni, hairstylist; Rosy Balter, hairstylist