Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Prática traz vários benefícios para as crianças, além de ajudar a fortalecer a interação entre pais e filhos
Exercícios de respiração ajudam a reduzir o estresse - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

5 exercícios de respiração para fazer com as crianças

Prática traz vários benefícios para as crianças, além de ajudar a fortalecer a interação entre pais e filhos

Assim como os adultos, as crianças também podem sofrer com estresse e ansiedade. Nesse sentido, ensinar exercícios de respiração ao seu filho (a) pode ser fundamental para ajudá-lo a manter o equilíbrio emocional. 

De acordo com a professora de yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski, além de aproximar pais e filhos, esses exercícios também oferecem benefícios físicos e mentais para as crianças.  

“Ao perceberem suas realizações físicas, crianças aprendem a acalmar-se e regular suas emoções de maneira saudável. Além disso, práticas como o yoga trazem flexibilidade, desenvolvimento físico e conhecimento corporal”, comenta ela. 

Abaixo, a especialista separou 5 exercícios de respiração para fazer com as crianças em casa e até conseguir fortalecer a interação com seu filho (a). Confira: 

Exercícios para fazer com as crianças

1. Varreduras corporais

Semelhante à meditação, a varredura corporal traz consciência ao corpo. A criança pode deitar-se ou sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e direcionar a atenção a diferentes partes do corpo. Isso auxilia a explorar sensações quando emoções estão intensas.

2. Respiração consciente

Focar na respiração é uma maneira fácil de centrar as crianças. Podem colocar um animal de pelúcia na barriga, respirar suavemente para acalmá-lo e conectar-se ao corpo, promovendo a consciência respiratória.

3. Yoga

Praticar yoga com as crianças é uma forma divertida de conectá-las ao corpo por meio do movimento. Poses simples, como as saudações ao sol, permitem que as crianças liberem o estresse e se sintam conectadas ao corpo.

4. Jogo dos Opostos

Um jogo que envolve movimentos opostos para promover a atenção plena. Movimente os braços em sentidos opostos. Simule que é pequeno como uma formiga e em seguida alto como uma árvore. Esse exercício serve como transição entre atividades, quando as crianças oferecem resistência.

5. Brincadeiras ao ar livre

A brincadeira não estruturada ao ar livre é uma forma eficaz de exercício somático. Rir, correr e escalar ajudam as crianças a reconectar-se com seus corpos e regularem suas emoções.

Mais notícias como essa

Receitas

Veja essas dicas de como temperar melhor o bife e deixar a carne saborosa e surpreendente para você e seus familiares e amigos

Comportamento

Um mapa mental pode ser de muita utilidade na hora de estudar ou até organizar suas ideias sobre determinado tema; veja como montar um

Finanças e Empreendedorismo

Especialista em finanças dá algumas dicas para que casais possam conversar sobre dinheiro sem gerar conflito na relação

Moda

Jeans, alfaiataria ou estampas? Veja algumas ideias para apostar no short-saia e montar looks para diferentes ocasiões